Desembargadora Iracema Vale comemora dez anos de atuação no TJCE
- 1064 Visualizações
- 27-10-2015
A presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargadora Iracema Vale, comemorou, nesta terça-feira (27/10), dez anos de atuação no Judiciário cearense. Em solenidade na Sala de Convivência do Palácio da Justiça, em Fortaleza, ela foi recepcionada por servidores, secretários e magistrados da Corte.
Iracema Vale lembrou de momentos marcantes da carreira, com destaque para os trabalhos desenvolvidos no Ministério Público do Ceará (MP/CE) e no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), órgãos por onde passou antes de ingressar no TJCE e de assumir a Presidência do Judiciário, respectivamente. “Quando comecei aqui, meu gabinete era pequeno e tinha mais de sete mil processos. Era o que tinha mais demanda acumulada. Os desafios eram grandes, mas fomos vencendo e formando uma ótima equipe. Fomos seguindo sem atropelar ninguém”, declarou.
À frente do TJCE desde janeiro deste ano após ser escolhida por unanimidade pelos pares, a desembargadora enalteceu o diálogo e a busca por ações integradas que promovam mais acesso à Justiça como marcas de sua trajetória. Também reconheceu a importância de cada membro de sua equipe direta e de cada servidor do Tribunal para que isso aconteça. “Eu quero agradecer a todos e dizer que temos uma responsabilidade muito grande de representarmos nosso Poder. Eu preciso de todos vocês para fazermos um Judiciário melhor. Defenderei isso estando ou não na Presidência”, disse.
Para a magistrada, o cenário econômico imposto a todas as esferas públicas brasileiras este ano deve ser encarado como um grande desafio a ser transposto, e não como algo para diminuir a grandeza de um poder como o Judiciário e limitar sua atuação. “Tenho tentado acertar e fazer um Tribunal mais justo, plantando a semente do bem. Aqui é como se fosse uma orquestra, onde cada um toca seu instrumento e tem a sua relevância. Formamos uma grande família”, afirmou.
O assessor jurídico do TJCE, Nilciton Aguiar, representou os servidores, secretários e magistrados presentes à homenagem. Ele destacou a devoção de Iracema Vale à causa da Justiça e enalteceu a disposição da presidente para apaziguar os ânimos. “Essa homenagem não se resume em celebrar sua trajetória nesta casa. Antes, tem razão de ser no seu exemplo, a partir do qual cada um de nós pode ter a certeza de que liderar não é impor autoridade”, pontuou.
“Muitas experiências já foram vividas e várias adversidades superadas. Mas temos a certeza de que o sentimento que nos une é o de fazer o que é correto, distribuindo Justiça com independência. Os grandes não são enaltecidos pelos cargos que ocupam. Os cargos é que são dignificados por quem honradamente os exerce”, ressaltou Nilciton, ao entregar à desembargadora a mensagem elaborada por membros da Presidência e amigos.
HISTÓRICO
Iracema Vale foi nomeada desembargadora em outubro de 2005 pelo critério do Quinto Constitucional, em vaga destinada ao Ministério Público. No Tribunal, assumiu o cargo de ouvidor-geral, foi membro do Conselho Superior da Magistratura, integrante da 1ª Câmara Cível e presidente da 4ª Câmara Cível. Em janeiro deste ano, passou a comandar o Judiciário cearense, sendo a segunda mulher a ocupar esta posição. De lá pra cá, tem se destacado na articulação com outras esferas de poder no sentido de garantir melhoria na prestação dos serviços do Judiciário à população.