Desembargadora Estela Brilhante participa de seminário sobre ouvidores e ombudsman
- 610 Visualizações
- 04-11-2009
04.11.09
A desembargadora Maria Estela Aragão Brilhante, Ouvidora Geral do Poder Judiciário cearense, e integrante da 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça, participa, em São Paulo, do 2º Seminário Internacional Ouvidores & Ombudsman. O evento é uma realização da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO).
O seminário será realizado no período de 4 a 6 deste mês, no Maksoud Plaza Hotel.
Também acontece, no mesmo período, o 5º Seminário Nacional Ouvidores & Ouvidorias e o 12º Congresso Brasileiro de Ouvidores.
A conferência inaugural dos eventos ocorrerá às 09h: 30 min de hoje, 4ª.feira (04/11) com o tema ?200 Anos de Experiência Sueca e as Lições para o Mundo?. O conferencista será Kjell Swanstrõm, chefe do Escritório do Ombubsman Parlamentar da Suécia.
O primeiro painel, a partir das 10h:45 min do dia 04/11, trata do tema ?Tendências Globais e Atuais do Trabalho dos Ombudsman. Os palestrantes são Ian Darling, presidente do Fórum Canadense de Ombudsman, e Arlene Brock, Ombudsman das Ilhas Bermudas e Vice-presidente Regional para o Caribe e América Latina do Internacional Ombudsman Institute.
O painel seguinte será sobre o tema ?Desenvolvimento dos Métodos de Trabalho e Ferramentas do Ombudsman?. O quarto painel trata do tema ?O Estado e o Indivíduo?, com palestras sobre Desafios da Proteção e Promoção dos Direitos Humanos e como a Ouvidoria chega aos cidadãos.
Dois outros painéis serão apresentados na quinta-feira, 5/11: ?A Ouvidoria e sua atuação como agente de defesa?, e ?Bases para o funcionamento de uma ouvidoria?. No primeiro painel desta quinta-feira, os ouvidores debaterão ?O Ouvidor na Empresa Privada: marketing de defesa ou representante de cliente??.
Em seguida, os participantes vão debater ?O que as ouvidorias deveriam fazer? e ?O projeto de Lei Federal nº 342/07 ? O que é? O que significa??. A plenária da ABO Nacional e a apresentação das conclusões das Oficinas Temáticas serão realizadas na final da tarde de sexta-feira, 6/11.
Fonte: TJ/Ceará