Desembargador Washington Araújo receberá título de cidadão cearense da Assembleia Legislativa
- 2740 Visualizações
- 12-03-2020
São 28 anos dedicados à magistratura cearense. Uma jornada exercida com muita dedicação, compromisso e vigor, levou a Assembleia Legislativa do Ceará a aprovar, nesta quinta-feira (12/03), uma das maiores honraria da Casa para o desembargador Washington Luis Bezerra de Araújo: o título de Cidadão Cearense. O magistrado, natural de Campo Maior, no Piauí, é o atual presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), eleito para o biênio 2019-2020. Antes disso, atuou como vice-presidente da Corte de Justiça nos anos de 2017 e 2018.
Ele ingressou por meio de concurso púbico na magistratura, obtendo o 1º lugar no certame. Ao longo da carreira, trabalhou nas comarcas de Beberibe, Aracati, Iguatu, Sobral e Fortaleza, onde atuou no 3º Juizado Especial, 1ª Vara da Fazenda Pública, a então 6ª Turma Recursal e 1ª Turma Recursal do Fórum das Turmas Recursais Professor Dolor Barreira.
Também auxiliou e respondeu por outras varas da Capital. Exerceu ainda as funções de juiz auxiliar da Presidência do Tribunal (biênio 2001/2003) e da Corregedoria-Geral da Justiça de 2003 a 2005. Foi coordenador da Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec) de 2007 a 2009. Assumiu o cargo de desembargador do TJCE pelo critério de merecimento em fevereiro de 2011.
É formado em Direito pela Universidade Federal do Ceará. Tem mestrado em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza e é especialista em Direito Eleitoral e Direito Processual Eleitoral pela Esmec. Atualmente cursa MBA em Direito com foco em Gestão Pública, na Escola da Magistratura.
A concessão do título ao desembargador Washington Araújo foi aprovada no Projeto de Lei nº 470/2019, de autoria dos deputados Jeová Mota, Carlos Felipe, Sérgio Aguiar, Elmano Freitas e Evandro Leitão. A honraria é concedia a personalidades que contribuíram com relevantes serviços prestados à sociedade cearense.
HOMENAGENS
Em agosto do ano passado, o chefe do Judiciário cearense também foi homenageado pela Câmara Municipal de Crateús com o título de Cidadão Crateuense. A comenda foi entregue durante solenidade ocorrida no Teatro Rosa Moraes, naquele município.