Desembargador Paulo Ponte tome posse como diretor da Escola Superior de Magistratura
- 824 Visualizações
- 12-02-2015
desembargador Paulo Francisco Banhos Ponte tomou posse, nessa quarta-feira (11/02), como diretor da Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec) para o biênio 2015/2017, em solenidade realizada no auditório da instituição. O juiz Aluísio Gurgel do Amaral Júnior atuará como coordenador-geral da Escola.
Os trabalhos foram abertos pela presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargadora Maria Iracema Martins do Vale. Em discurso de despedida, o desembargador Haroldo Correia de Oliveira Máximo fez balanço do período em que foi diretor da Esmec. “Conseguimos contribuir, de forma singela, mas com imenso vigor de convicções e propósitos, para ofertar aos nossos alunos a formação necessária a que estejam mais preparados para enfrentar esses imensos desafios que se lhes apresentam”, disse.
Entre as ações do biênio 2013/2015, Haroldo Máximo destacou os esforços dedicados à formação dos magistrados, que resultaram no aumento do números de cursos e alunos. Ele ressaltou ainda a realização de palestras, conferências e atividades voltadas para a pós-graduação, além da regularização das publicações da Revista Themis. Outra ação citada foi a interiorização das atividades da Esmec, com os polos regionais de aprendizagem.
Após ser empossado pela chefe do Judiciário cearense, o novo diretor também proferiu discurso e classificou como “sublime” o desafio de dirigir a Escola. “Mesmo diante das dificuldades que iremos encontrar, próprio de qualquer trabalho que busque um desiderato dotado de excelência, nada que nos tire o entusiasmo”.
O desembargador Paulo Ponte agradeceu a indicação e o referendo do nome dele pelo Pleno do TJCE para gerir a instituição, e garantiu que fará gestão pautada pelo diálogo. “Democrata por convicção, nossa administração será levada a efeito dentro do plano do diálogo, ouvindo e examinando propostas para colocá-las em execução conforme for o caso, com o fito de tornar a atividade pedagógica mais fácil de ser assimilada, posto que legitimada pelos nossos pares”, explicou.
Acrescentou que buscará parcerias “com estabelecimentos sociais de educação, através de convênios ou outras modalidades de integração, visando, dentro do princípio da reciprocidade, estabelecermos parcerias para criarmos uma situação nova, nos credenciando melhor para executar as propostas que nos serão submetidas”.
Ele disse que contará com a colaboração do desembargador Carlos Alberto Mendes Forte como “vice-diretor da instituição”, integrado com o trabalho do coordenador-geral, o magistrado Aluísio Gurgel do Amaral Júnior.
PRESENÇAS
Compuseram a mesa de trabalhos a presidente do TJCE, desembargadora Iracema do Vale; procurador-geral do Estado, Juvêncio José Viana, representando o governador do Ceará; vice-presidente do TJCE, desembargador Francisco Filgueira Mendes; corregedor-geral da Justiça do Ceará, desembargador Francisco Lincoln Araújo e Silva; ex-diretor da Esmec, desembargador Haroldo Máximo; novo gestor da Escola, desembargador Paulo Ponte; procurador-geral de Justiça do Ceará, Ricardo Machado; diretor do Fórum Clóvis Beviláqua, juiz José Maria dos Santos Sales; desembargador Jeferson Quezado Junior, representando o presidente do Tribunal Regional do Trabalho; conselheiro Alexandre Figueiredo, representando o presidente do Tribunal de Contas do Estado; conselheiro Domingos Filho, representando Tribunal de Contas dos Municípios; juiz Antonio Alves de Araújo, presidente da Associação Cearense de Magistrados; o advogado Valdetário Andrade, presidente da OAB/CE; e a defensora pública Angélica Mendes Bezerra, representando a defensora pública geral.
Prestigiaram a solenidade desembargadores, juízes, servidores do Poder Judiciário e familiares dos novos gestores.