Desembargador Paulo Ponte elogia virtualização processual e defende consenso na Justiça
- 697 Visualizações
- 26-11-2010
O desembargador Paulo Francisco Banhos Ponte afirmou, em discurso de posse nesta sexta-feira (26/11), que no exercício da magistratura no Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) trabalhará pautado pela excelência da função jurisdicional, objetivando decisões escorreitas.
Ele reconhece que ?a instituição é complexa, ganhando grande relevância hodiernamente o aspecto administrativo, adicionado ao aspecto jurisdicional que não pode, em nenhum momento, albergar faccionismo?. Na opinião de Paulo Ponte, ?não podemos, pois, ter a visão da disputa como uma demanda, mas uma maneira da busca do consenso?.
Prometeu nada temer no exercício da magistratura de 2º grau, porque usará toda experiência adquirida no Ministério Público. Elogiou o sistema de digitalização que vem sendo adotado nos Tribunais do país, inclusive na Justiça cearense.
O novo desembargador considera que o processo eletrônico ?propicia uma maior rapidez nas soluções das questões administrativas e judiciais que lhes são submetidas com clara repercussão para uma melhor apreciação das provas e arrazoados em juízo, resultando, por conseguinte, uma possibilidade maior para a realização do justo?.
Disse estar honrado em ocupar a cadeira do ministro Raul Araújo Filho, ?o qual, em função dos seus votos fundamentados e motivados, traduz com eficiência o ideal de justiça, imprimindo uma marca própria e o credenciando, em pese sua juventude, ao ingresso no colendo Superior Tribunal de Justiça?.
O novo desembargador deixou sublinhado o seu caráter aglutinador ?que sempre nos marcou em todas as nossas atividades, notadamente as de cunho ministeriais, característica que procuraremos trazer para esse Sodalício, visando solidificar a união dos seus pares, objetivando o bem comum, tudo em nome da unidade, do sentimento do colegiado que deve permanecer incólume às vozes inidôneas?.
A nomeação do novo desembargador, na vaga do hoje ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Raul Araújo Filho, foi feita pelo governador Cid Ferreira Gomes, e publicada no Diário Oficial do Estado no último dia 3 de novembro.