Desembargador José Lopes de Araújo anuncia aposentadoria após 34 anos servindo à Justiça cearense
- 6751 Visualizações
- 07-03-2024
O desembargador José Lopes de Araújo Filho, da 3ª Câmara de Direito Privado, anunciou sua aposentadoria, nesta quinta-feira (07/03), durante sessão do Pleno do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). Magistrado desde 1990, ele vinha exercendo a função na Justiça de 2º Grau há um ano e meio.
“Estou concluindo uma das missões de minha vida, talvez a de maior envergadura, e o mundo me espera para um novo ciclo. Saibam, nobres colegas, que vou levar de tudo isso apenas o melhor que se pode extrair da atividade prestada por nós neste colegiado”, disse o desembargador José Lopes.
Na ocasião, o magistrado também agradeceu aos colegas desembargadores o período compartilhado no TJCE. “Dedico essas palavras que expressam meu sentimento a tudo o que vivenciei neste Tribunal, entre pessoas tão preparadas e conscientes da importante missão que a história nos destinou. Agradeço a todos os colegas”.
TRAJETÓRIA
Nascido em Fortaleza, no dia 19 de março de 1949, é filho de José Lopes de Araújo e Raimunda Soares de Anchieta, e casado com Maria de Fátima Silva Araújo. Especializado em Criminologia e Direito Penitenciário pela Universidade Federal do Ceará (UFC), José Lopes de Araújo Filho ingressou na magistratura em junho de 1989 como juiz substituto da Vara Comarca de Reriutaba, atingindo a vitaliciedade, na mesma Comarca, em outubro de 1991.
Por antiguidade, em fevereiro de 1992, foi promovido para Vara Única da Comarca de Jucás. Por merecimento, foi promovido em setembro de 1994 para 2ª Vara da Comarca de Brejo Santo. Também por merecimento, foi promovido, em 30 de outubro de 1997, para juiz auxiliar da Comarca de Fortaleza
Na Capital, o magistrado foi removido para 5ª Vara de Família. Ainda em Fortaleza, exerceu as funções de juiz auxiliar nas Turmas Recursais, na 3ª, 1ª, 2ª; Varas Criminais: 4ª e 6ª; Vara do Júri: 1ª; 11ª,13ª, 4ª, e 3ª, 14ª e 17ª Varas Criminais; 2ª Vara de Trânsito e na 1ª, 4ª, 13ª e 14ª unidades do Juizado Especial, em Fortaleza; além da 1ª Vara da Infância e Juventude, entre outras varas da Capital. Atuou, ainda, na 1ª Zona Eleitoral.
Assumiu o cargo de desembargador, pelo critério de antiguidade, no dia 2 de setembro de 2022. Atualmente, integrava a 3ª Câmara e a Seção de Direito Privado.