Conteúdo da Notícia

Desembargador Haroldo Rodrigues deve permanecer no STJ até junho de 2010

Ouvir: Desembargador Haroldo Rodrigues deve permanecer no STJ até junho de 2010

08.01.10
O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Cesar Asfor Rocha, renovou por mais seis meses a permanência do desembargador Francisco Haroldo Rodrigues de Albuquerque naquela Corte.
O comunicado foi feito pelo vice-presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJ/Ce), desembargador José Arísio Lopes da Costa, durante a sessão do Pleno realizada ontem, 5ª.feira (07/01).
Com a renovação, o desembargador Haroldo Rodrigues vai continuar integrando o colegiado de julgadores do STJ até 30 de junho de 2010.
Para substituí-lo nesse período, o Pleno aprovou o nome do magistrado Inácio de Alencar Cortez Neto, da 17ª Vara Cível, que será convocado para atuar como desembargador temporário do TJ/Ce.
Haroldo Rodrigues foi convocado pela Corte Especial para compor a Terceira Seção e a Sexta Turma, em decorrência da vaga que foi aberta com a aposentadoria do ministro Paulo Galloti. Ele ocupa o cargo desde o dia 03 de agosto do ano passado.
Homenagem
Na mesma sessão, em votação unânime, o Pleno também aprovou que o Fórum da Comarca de Pindoretama levará o nome do desembargador Wilton Machado Carneiro, falecido na manhã do último dia 03 de dezembro, vítima de ataque cardíaco. A iniciativa da homenagem partiu do desembargador Francisco de Assis Filgueira Mendes, que nutria um profundo respeito e grande admiração pelo desembargador Wilton.
Também ficou decidido que uma comissão formada pelos desembargadores Francisco de Assis Filgueira Mendes, Edite Bringel Olinda Alencar, Ademar Mendes Bezerra e Francisco Auricélio Pontes irão entregar oficialmente, aos familiares do falecido, a beca que ele usava e a placa que identificava o seu assento na composição do Pleno. ?Todas as expressões que sinalizam a presença do desembargador Wilton nesta Casa serão reunidas e entregues aos familiares em data oportuna?, disse Mendes.
Wilton Machado Carneiro tomou posse no cargo de desembargador no dia 26 de novembro de 2009. Antes de ser empossado, o magistrado já havia ocupado o cargo de desembargador interino do TJ/Ce, desde o dia 1º de agosto de 2009, substituindo o desembargador Haroldo Rodrigues, convocado para atuar como ministro temporário no STJ.
Dedicou 38 anos de sua vida à magistratura cearense. Ele assumiu o cargo de Juiz Substituto no dia 1º de outubro de 1971, sendo sua primeira comarca Boa Viagem. Era filho de Júlio Carneiro da Silva e de Maria de Lourdes Machado Carneiro.
Fonte: TJ/Ceará