Desembargador Filgueira Mendes lança livro para comemorar 10 anos de TJCE
- 1957 Visualizações
- 06-07-2016
O desembargador Francisco de Assis Filgueira Mendes, vice-presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), comemorou, nesta quarta-feira (06/07), dez anos na Corte com o lançamento do livro “Credo”. A publicação reúne três discursos por ele proferidos: a posse como desembargador, em 6 de julho de 2006; a reabertura da Biblioteca do TJCE, em 5 de julho de 2012; e a saudação aos novos juízes, ocorrida no dia 25 de fevereiro de 2016.
A esposa do magistrado, Maria Auxiliadora Mendes, carinhosamente chamada de Dora, os filhos Mariana e Mendes Júnior, e o neto Fernando, de três anos, participaram da solenidade, realizada na Sala de Convivência do Palácio da Justiça.
Os desembargadores Lincoln Araújo, Fernando Ximenes, Paulo Albuquerque, Mário Parente, Tarcílio Silva, Gomes de Moura, Tereze Neumann e Nailde Pinheiro estiveram presentes. Juízes, secretários do TJCE, servidores e amigos também prestigiaram o lançamento.
“Massageia o coração tê-los aqui”, afirmou o vice-presidente ao iniciar a cerimônia. Em seguida, explicou que, além de marcar uma década de Tribunal, o livro comemora 42 anos de magistrado e 43 de casado. “Realça o amor à família, sem o qual não chegaria à data de hoje; e reafirma que o sonho de Justiça é possível e que a nossa instituição pode se transformar no instrumento da possibilidade desse sonho”, acrescentou.
Em seguida, o analista judiciário Alessandro Cidrão Pinheiro proferiu discurso em nome dos servidores do Gabinete da Vice-Presidência. “O desembargador Mendes é reconhecido pela grandeza e humildade. Por isso é que, tendo chegado aqui há dez anos, parece-nos que foi ontem, dado à sua afável e cortês forma de conviver, que aliás não é de ser creditada apenas ao varão, mas ao casal, pois sua consorte segue o mesmo modelo. A todos nos tratam com amabilidade, como se amigos ou mesmo parentes fôssemos. Trata-se de uma questão de estilo”, salientou.
O professor aposentado Francisco Artunani Martins, amigo do desembargador há mais de 30 anos, também falou sobre a publicação e relembrou as viagens que fizeram no passado para conhecer as comarcas do Interior do Ceará. Um texto de autoria dele pode ser conferido na publicação.
O livro ainda conta com apresentação do desembargador Fernando Ximenes. “A sensibilidade e o amor à arte do professor e magistrado Francisco de Assis Filgueira Mendes refletem-se em seus textos, impregnando-os de afeto, generosidade e lirismo”, destacou o decano do TJCE. Também parabenizou o vice-presidente por “nos brindar com um pequeno-grande livro, em que nos transmite mensagens de realismo e esperança”. Ao final da publicação, o leitor confere soneto temático do poeta Virgílio Maia.
Com 102 páginas, “Credo” teve edição limitada e foi custeado pelo próprio desembargador Filgueira Mendes, que promoveu sessão de autógrafos e coquetel aos convidados.