Desembargador Ernani Barreira Porto recebe magistrados chilenos no Tribunal de Justiça
- 749 Visualizações
- 26-11-2010
O presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Ernani Barreira Porto, recebeu nesta sexta-feira (26/11), a visita de um grupo de magistrados do Poder Judiciário do Chile, entre eles, o ministro da Corte de Apelaciones de Santiago, Manuel Antonio Valderrama Rebolledo.
Durante o encontro, Ernani Barreira explicou como está sendo implementado o Projeto de Virtualização do Judiciário cearense. O desembargador disse que o modelo implantado no Estado é resultado de pesquisas em países onde a Justiça já está virtualizada. Ele destacou, no entanto, que o projeto está sendo desenvolvido regionalmente e conduzido por servidores do Tribunal.
O presidente esclareceu que a virtualização também está sendo posta em prática no âmbito administrativo e que reduz, aproximadamente, em 70% o tempo de tramitação processual.
O ministro Manuel Valderrama se colocou à disposição para contribuir com a experiência chilena, no que diz respeito ao processo eletrônico, pois naquele país quase a totalidade dos feitos já é virtual. O grupo, formado por 14 integrantes da Associação Nacional de Magistrados do Chile, foi acompanhado pelo desembargador Emanuel Leite Albuquerque e pelo juiz Marcelo Roseno, presidente da Associação Cearense dos Magistrados (ACM).