Desembargador Ernani Barreira participa de audiência no Ministério da Cultura
- 610 Visualizações
- 01-06-2010
O desembargador Ernani Barreira Porto, presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) e governador em exercício do Estado, está em Brasília onde participa, nesta terça-feira (1º/06), de audiência no Ministério da Cultura.
No encontro, o desembargador tratará da proposta para implantação do Centro Cultural do Poder Judiciário do Ceará, que funcionará no edifício do antigo Palácio da Justiça, na rua Barão do Rio Branco, Centro de Fortaleza.
A implantação do Centro Cultural contribuirá para a preservação da memória da Justiça cearense e de seus integrantes, além de colaborar para o exercício da cidadania e para a revitalização do Centro da Capital do Estado.
O projeto foi anunciado pelo presidente do TJCE em setembro do ano passado. Um dos objetivos do espaço é resgatar a história cultural e intelectual do jurista cearense Clóvis Beviláqua.
O prédio onde funcionará o espaço tem três pavimentos. Um deles, o superior, será totalmente dedicado a Clóvis Beviláqua. No local será mantido acervo da vida pessoal e profissional do jurista. Também haverá salas para concertos, homenagens e para exposição do anteprojeto original do Código Civil, elaborado por Clóvis Beviláqua em 1916.
No Centro Cultural, o visitante poderá consultar eletronicamente obras raras não manuseáveis. O espaço abrigará auditório para ações educativas, hall da memória jurídica e exposições temporárias e permanentes.
O governador em exercício foi à Brasília acompanhado pelo secretário da Cultura do Estado, Auto Filho.
GOVERNO E TJCE
O desembargador Ernani Barreira Porto assumiu o Governo do Ceará no último sábado (29/05), por conta da viagem do governador do Estado, Cid Gomes, aos Estados Unidos. As próximas autoridades na linha de sucessão ao cargo ? o vice-governador, Francisco Pinheiro, e o presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputado Domingos Filho ? também encontram-se fora do Ceará.
Enquanto isso, o desembargador José Arísio Lopes da Costa ocupa, interinamente, a Presidência do TJCE.
(Com informações da Assessoria de Comunicação do Governo do Estado)