Desembargador Durval Aires assume cadeira na Academia Cearense de Letras
- 2153 Visualizações
- 11-06-2015
O desembargador do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), Durval Aires Filho, foi empossado na Academia Cearense de Letras (ACL) nessa quarta-feira (10/06). O magistrado, que é presidente da 7ª Câmara Cível do Tribunal, assumiu a cadeira 40, que pertenceu ao escritor Artur Eduardo Benevides.
“Ingressar na Academia representa um grande passo na minha vida, uma satisfação indescritível”, externou o magistrado, que é filho do jornalista e escritor Durval Aires Menezes. “Estou feliz de compor a Academia da qual fez parte meu saudoso pai”. Para ele, escrever “é um chamamento, uma vocação herdada de família”.
Prestigiaram o evento o desembargador Jucid Peixoto do Amaral, integrante da 6ª Câmara Cível do Tribunal, o ex-governador Gonzaga Mota, além de escritores cearenses. A solenidade ocorreu no auditório no Palácio da Luz, sede da ACL.
OBRAS
Entre as obras literárias de Durval estão “Onze Contos Reais” (2015) e “O Homem do Globo e Outros Contos” (2008). Na área jurídica, escreveu vários livros, com destaque para “As 10 Faces do Mandado de Segurança”; “Corrida Eleitoral”; “Limites Atuais da Propaganda”; “Mandado de Segurança em Matéria Eleitoral”; e “Direito Público em Seis Temas Teóricos Relevantes e Atuais”.
ACL
A Academia Cearense de Letras tem 40 membros e é presidida pelo escritor José Augusto Bezerra. É a mais antiga instituição do gênero no País. Foi fundada em 15 de agosto de 1894 por intelectuais como o anglo-cearense Barão de Studart, e Thomaz Pompeu de Souza Brasil, o primeiro presidente, patrono da Casa.