Des. Ernani Barreira Porto afirma que “Medalha da Abolição” é uma homenagem à Justiça cearense
- 1101 Visualizações
- 26-03-2012
O desembargador Ernani Barreira Porto destacou, durante entrega da “Medalha da Abolição”, que a honraria concedida pela primeira vez a um desembargador representa uma homenagem a todos os operadores do Direito. O magistrado, presidente da 7ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), recebeu a comenda na noite desse domingo (25/03). A solenidade, no Palácio da Abolição, foi conduzida pelo governador Cid Gomes.
Ernani Barreira ressaltou que a Medalha também homenageia os servidores do Poder Judiciário, “como reconhecimento pelo esforço em busca de uma melhor e mais eficaz prestação de serviços à sociedade cearense”.
A sessão de entrega da honraria reuniu deputados federais e estaduais, secretários estaduais e municipais, desembargadores, juízes, advogados, familiares e amigos dos homenageados.
Além do desembargador, o jornalista Francisco Newton Quezado Cavalcante (Lúcio Brasileiro), colunista do jornal O Povo, também recebeu a “Medalha da Abolição”, criada por meio do decreto nº 30.847, de 12 de março deste ano, publicado no Diário Oficial do Estado em 14 de março último.
“Recebê-la [medalha] no mesmo dia que a recebe este indescritível Lúcio Brasileiro, catedrático cotidiano do jornalismo e uma das mais brilhantes celebrações do Ceará, faz crescer em proporção incalculável o meu orgulho”, ressaltou Ernani Barreira.
Cid Gomes asseverou que “é gratificante colocar a Medalha da Abolição no peito do desembargador Ernani Barreira Porto e do jornalista Lúcio Brasileiro, que têm destacadas projeções nos ramos de suas atividades e que muito contribuíram para o engrandecimento do Ceará”.
DESEMBARGADORES
Prestigiaram a solenidade os desembargadores Luiz Gerardo de Pontes Brígido, vice-presidente do TJCE; Edite Bringel Olinda Alencar, corregedora-geral da Justiça do Ceará; Ademar Mendes Bezerra, presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/CE); Maria Iracema Martins do Vale; Nailde Pinheiro Nogueira; Vera Lúcia Correia Lima; Clécio Aguiar de Magalhães; Durval Aires Filho; Francisco Gladyson Pontes; Francisco José Martins Câmara; Carlos Alberto Mendes Forte; Maria Iraneide Moura Silva, Jucid Peixoto do Amaral e Manoel Cefas Fonteles Tomaz, além de juízes da Capital.
MINUTO DE SILÊNCIO
O humorista Chico Anysio, falecido na última sexta-feira (23/03), foi homenageado com um minuto de silêncio.
A MEDALHA
A honraria é entregue tradicionalmente na segunda quinzena de março, em comemoração ao pioneirismo cearense na abolição dos escravos, ocorrida em 25 de março de 1884. É um reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à coletividade ou por excepcional dedicação ao serviço público.