Defensoria pública orienta população
- 864 Visualizações
- 18-05-2009
16.05.2009 Cidade Pág.: 08
No Ceará, há apenas nove defensores públicos federais. Programação também contemplará servidores públicos
No próximo dia 19, comemora-se o Dia Nacional da Defensoria Pública. Para celebrar a data, a Defensoria Pública da União no Ceará (DPU/CE) promoverá, até o próximo dia 22, eventos para homenagear e orientar a população em relação ao funcionamento da entidade jurídica no Estado, além de garantir uma melhor capacitação dos servidores.
?Vários problemas são da instância federal. Para se ter uma idéia, 80% das ações federais são ligadas ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)?, justifica Carolina Botelho Moreira de Deus Aguiar, defensora pública federal e chefe da DPU no Ceará.
De acordo com Carolina Aguiar, além do INSS, em casos de problemas relacionados à Caixa Econômica, ao Sistema Único de Saúde (SUS), Polícia Federal, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e concursos públicos federais, por exemplo, os defensores públicos federais devem ser procurados. ?Queremos sensibilizar a sociedade da necessidade de uma Defensoria Pública?, argumenta a defensora.
Atendimento
Para que o atendimento seja o mais igual possível, segundo Carolina, as atividades durante a próxima semana também estarão voltadas para qualificar os servidores públicos. Afinal, como frisou, ?independente do poder aquisitivo ou da classe social, o importante é que as pessoas sejam bem atendidas e tenham seus problemas resolvidos. Para isso, queremos humanizar o atendimento?. Nesse sentido, serão realizadas ações que busquem esclarecer a população. Como exemplo, Carolina Aguiar citou as orientações acerca do câncer de mama, já que é uma dos maiores fatores de incapacidade de mulheres; auxílio-doença; Aids, entre outros.
?Somos apenas nove defensores públicos federais no Estado do Ceará. Estamos em fase de instalação e, somente agora, contamos com espaço físico adequado para atender melhor à comunidade e suas demandas. Queremos crescer, respeitando a cidadania. Essas atividades são importantes para homenagear, prestigiar a população, além de melhorar a qualidade do serviço oferecido?, finaliza Carolina.
veja a programação no site www.diariodonordeste.com.br