Curso Formação de Facilitadores da Oficina de Parentalidade começa nesta quinta na Esmec
- 1898 Visualizações
- 23-05-2018
Terá início nesta quinta-feira (24/05) o curso “Formação de Facilitadores da Oficina de Parentalidade e Divórcio” para magistrados estaduais e profissionais indicados pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). O treinamento prossegue na sexta, dia 25, na Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec).
Foram ofertadas 20 vagas para magistrados e 130 aos participantes indicados pelo Núcleo Permanente de Método Consensuais de Solução de Conflitos do TJCE, Cejusc Fortaleza e suas extensões, além de convidados das Escolas do Ministério Público e Defensoria e das Células de Mediação do Estado e do Município de Fortaleza.
A capacitação tem carga horária de 12 horas-aula e será ministrada da seguinte forma: nos dias 24 (das 8h às 12h30 e das 14h às 18h30) e 25 (das 8h às 12h30).
Serão discutidos os seguintes temas: Oficina da Parentalidade e Divórcio: Importante Instrumento para a Propagação da Cultura de Paz; Conceito, Inspiração, Objetivos, Metodologia, Recursos, Público Alvo, Formação dos Grupos; O que o expositor precisa saber sobre a Alienação Parental, a Comunicação Não Violenta e a Empatia; Apresentação: Oficina de Pais, Oficina das Crianças, Oficina dos Adolescentes; Como lidar com situações difíceis; Melhores momentos da Oficina; Resultados Práticos.
Atuarão como formadoras as seguintes profissionais:
• Vanessa Aufiero da Rocha – Juíza titular da 2ª Vara da Família e Sucessões da Comarca de São Vicente (TJ/SP). Coordenadora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de São Vicente. Especialista em Mediação pela PUC-SP. Treinada em Mediação pelo New York Center for Interpersonal Development/NYCID – Staten Island (NY-USA) e pós-graduada em Direito Sistêmico pela Faculdade Innovare e Hellinger Schule.
• Fabiana Cristina Aidar da Silva – Psicóloga Clínica formada pela Universidade Paulista (Unip). Colaboradora e Instrutora da Oficina de Pais e Filhos do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e Instrutora de Mediação Judicial pelo CNJ em formação. Atua na área da Psicologia Jurídica desde 2009 como Perita Judicial e Mediadora Familiar no Centro de Resoluções de Conflitos (Casa Amarela) e no Cejusc da Cidade de São Vicente/SP. Professora e supervisora do Curso de Formação e Aperfeiçoamento de Mediadores e Conciliadores da Escola Paulista da Magistratura.
• Cristina Palason Moreira Cotrim – Psicóloga formada pela Universidade Católica de Santos (SP). Especialista em Psicologia Forense pelo Conselho Federal de Psicologia. Servidora (Psicóloga Judiciário) do TJSP. Colaboradora da Oficina de Pais e Filhos do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Capacitadora e coordenadora da Oficina de Pais e Filhos em São Vicente. Formada em Mediação e Conciliação pela Escola Paulista de Magistratura.
SERVIÇO
Curso: Formação de Facilitadores da Oficina de Parentalidade e Divórcio
Formadoras: Vanessa Aufiero da Rocha, Fabiana Cristina Aidar da Silva e Cristina Palason Moreira Cotrim
Data: dias 24 e 25 de maio
Mais informações: (85) 3218.6188 e esmec@tjce.jus.br
Local: Sede da Esmec