Curso de Adoção promovido pelo TJCE vai beneficiar 35 pretendentes residentes no Interior
- 667 Visualizações
- 05-10-2020
O Judiciário cearense irá realizar, nos dias 6 e 9 de outubro, curso para pretendentes à adoção, voltado para residentes em comarcas do Interior. No total, serão contemplados 35 pretendentes, entre casais e solteiros, inscritos em 11 comarcas das 6ª, 9ª e 13ª Zonas Judiciárias. Será a sexta capacitação por meio de videoconferência e até o final do ano estão previstos mais duas.
Promovido pela Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional do Tribunal de Justiça do Ceará (Cejai-TJCE), em parceria com a Coordenação das Varas da Infância de Fortaleza, o curso é uma das etapas necessárias para a habilitação no Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento e acontecia anteriormente em formato presencial. Contudo, a partir de maio, devido à pandemia, foi iniciada a adaptação para o formato a distância.
Durante a capacitação, que conta com a parceria dos grupos de apoio à adoção Acalanto Fortaleza e Rede Adotiva, serão abordados os aspectos jurídicos, legais e psicossociais da adoção. Além das aulas, os pretendentes precisam passar por outras etapas como avaliação psicossocial, entrevistas e visitas domiciliares.
O novo formato vem permitindo que, mesmo durante o período de distanciamento social, seja viabilizado o andamento dos procedimentos de habilitação para, assim, os pretendentes estarem mais próximos do direito à convivência familiar com as crianças e os adolescentes que estão em unidades de acolhimento.