Conteúdo da Notícia

Corregedoria de Justiça de Santa Catarina conhece práticas da Vara de Delitos de Organizações Criminosas que são referência no país

Ouvir: Corregedoria de Justiça de Santa Catarina conhece práticas da Vara de Delitos de Organizações Criminosas que são referência no país

A Vara de Delitos de Organizações Criminosas (VDOC) de Fortaleza recebeu, nesta terça-feira (08/10), a visita do corregedor-geral da Justiça de Santa Catarina, desembargador Luiz Antônio Zanini Fornerolli, acompanhado de juízes corregedores e servidores. A iniciativa, articulada pela Corregedoria-Geral de Justiça do Ceará, teve como objetivo principal conhecer as práticas de atuação nos cartórios e nos juizados de crime organizado do Estado, reconhecidas como referência no país, para implantá-las na Corregedoria de Santa Catarina.

A comitiva formada por 11 integrantes da Corregedoria-Geral de Santa Catarina foi acompanhada, desde o primeiro momento, pela corregedora-geral da Justiça do Ceará, Maria Edna Martins. Foram mais de 4 mil quilômetros percorridos de um Estado para o outro em busca de conhecimento. “Efetivamente, saímos daqui com muita bagagem em relação a um novo conceito para o tratamento cartorário e judicial do serviço de combate ao crime organizado. Vamos levar um aprendizado magnífico e utilizá-lo em Santa Catarina”, reforçou o desembargador Luiz Antônio Fornerolli. Entre os aprendizados estão a atuação dos magistrados e também dos servidores cartorários, que são modelos padronizados e de vanguarda do Poder Judiciário.

Durante a visita ao Fórum Clóvis Beviláqua, foram apresentados ainda o funcionamento da Vara Especializada de Combate do Crime Organizado, assim como as práticas da Secretaria Judiciária (Sejud) de 1º Grau de Fortaleza. A ideia foi mostrar a dinâmica dos serviços, o acompanhamento da produtividade dos funcionários, a utilização de robôs para agilizar os processos, além das mentorias e espaços físicos onde os servidores trabalham.