Coral do projeto “Justiça de Portas Abertas” faz apresentação na Semana Universitária da Uece
- 1302 Visualizações
- 29-10-2018
O coral do projeto “Justiça de Portas Abertas” se apresentou durante a Semana Universitária da Universidade Estadual do Ceará (Uece), que congrega atividades culturais desenvolvidas pelos estudantes. O coral esteve presente porque resulta de uma parceria do Judiciário e a universidade, que cedeu a aluna do Curso de Música, Roberta Kaya, para ser a monitora dos coralistas.
Criado em março de 2018, o grupo conta com oito participantes, que são reeducandos do projeto. A apresentação na Uece, realizada na quinta-feira (25/10), foi a primeira deles. “A música tem contribuído significativamente para o processo de reinclusão social de reeducandos e revelado talentos”, informou a psicóloga Waleska Kalil, do Núcleo de Apoio às Varas de Execução Penal.
“Eu me senti emocionada também por saber que as pessoas recebem a gente com carinho e amor, sem preconceito”, disse a reeduncanda Fátima Almeida, que presta apoio operacional ao Núcleo. Para ela, a participação no coral e no projeto mudou sua vida. “A gente aprende coisas que não imaginava. Cada descoberta é um aprendizado aqui dentro. A gente pensa que não é capaz, que não vai encontrar saída, mas, com esse trabalho, aprendi demais”, contou.
O projeto “Justiça de Portas Abertas” consiste em uma parceria do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) com a Sejus (Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado) que existe desde maio de 2015. Utilizando mão de obra de apenados no Judiciário e em outras instituições públicas, faz parte do Programa “Um Novo Tempo”, que reúne uma série de projetos de ressocialização das Varas de Execução Penal de Fortaleza.
Fonte: FCB