Conteúdo da Notícia

Coral do projeto “Justiça de Portas Abertas” faz apresentação na Semana Universitária da Uece

Coral do projeto “Justiça de Portas Abertas” faz apresentação na Semana Universitária da Uece

Ouvir: Coral do projeto “Justiça de Portas Abertas” faz apresentação na Semana Universitária da Uece

O coral do projeto “Justiça de Portas Abertas” se apresentou durante a Semana Universitária da Universidade Estadual do Ceará (Uece), que congrega atividades culturais desenvolvidas pelos estudantes. O coral esteve presente porque resulta de uma parceria do Judiciário e a universidade, que cedeu a aluna do Curso de Música, Roberta Kaya, para ser a monitora dos coralistas.
Criado em março de 2018, o grupo conta com oito participantes, que são reeducandos do projeto. A apresentação na Uece, realizada na quinta-feira (25/10), foi a primeira deles. “A música tem contribuído significativamente para o processo de reinclusão social de reeducandos e revelado talentos”, informou a psicóloga Waleska Kalil, do Núcleo de Apoio às Varas de Execução Penal.
“Eu me senti emocionada também por saber que as pessoas recebem a gente com carinho e amor, sem preconceito”, disse a reeduncanda Fátima Almeida, que presta apoio operacional ao Núcleo. Para ela, a participação no coral e no projeto mudou sua vida. “A gente aprende coisas que não imaginava. Cada descoberta é um aprendizado aqui dentro. A gente pensa que não é capaz, que não vai encontrar saída, mas, com esse trabalho, aprendi demais”, contou.
O projeto “Justiça de Portas Abertas” consiste em uma parceria do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) com a Sejus (Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado) que existe desde maio de 2015. Utilizando mão de obra de apenados no Judiciário e em outras instituições públicas, faz parte do Programa “Um Novo Tempo”, que reúne uma série de projetos de ressocialização das Varas de Execução Penal de Fortaleza.
Fonte: FCB