Conciliação comunitária para desafogar a Justiça
- 1647 Visualizações
- 20-04-2009
19.04.2009
O fim da cultura do conflito e o fortalecimento do poder da conciliação. Esses são alguns dos objetivos do Encontro de Líderes para a Conciliação Comunitária, que ocorreu nesta 6ª.feira (17/04) no Fórum Clóvis Beviláqua. Pensando a importância do papel do líder comunitário em uma possível conciliação de conflitos, o encontro visou solucionar o problema antes que eles virem demorados processos judiciais. O evento teve o propósito de tentar desafogar a Justiça: ?a conciliação pode dar maior celeridade ao Judiciário e cultivar uma cultura da pacificação?, disse o coordenador do evento, Flávio Aragão.
Segundo o coordenador, o que antes poderia virar uma longa querela judicial entre um casal que deseja se divorciar, poderia ser resolvido através do diálogo e da conciliação (foto). Realizado pelo Instituto de Educação, Cultura e Cidadania (INEC) e com o apoio do Poder Judiciário, Governo do Estado e Fundação Paulo Bonavides, encontro reuniu mais de 100 líderes comunitários de Fortaleza.
O papel da organização comunitária e a mediação da Justiça foram alguns dos temas abordados em palestra com a presença do professor da UFC, Rui Martinho Rodrigues; o desembargador do Tribunal de Justiça, José Mario dos Martins Coelho; o presidente da Fundação Paulo Bonavides, Candido Albuquerque; e o Deputado Estadual, Teodoro Santana. ?Acreditando que com esse debate podemos consolidar uma cultura da conciliação que aconteça, não só uma vez por ano na Semana da Conciliação, mas que o diálogo possa ser uma rotina na vida de todos aqueles que passam por conflitos?, finalizou Flávio Aragão.
Elogio ao presidente do TJ
Ontem na Assembleia, o deputado Professor Teodoro (PSDB) elogiou o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Ernani Barreira, que, segundo o tucano, está ?inovando no cenário jurídico ao incentivar a aproximação do Poder Judiciário com as comunidades?.
Para o deputado, a conciliação comunitária, além de promover uma aproximação, vai tornar a Justiça mais rápida. ?Os conflitos sociais serão estimulados a ter sua solução na própria comunidade?, explicou Professor Teodoro.
O deputado Manuel Castro (PMDB) também elogiou a criação da Conciliação Comunitária e sugeriu a criação da Vara do Consumidor para atender às demandas existentes no setor. ?Os consumidores são, na maioria, pessoas carentes?, lembrou o peemedebista.