Comitiva do TJCE participa de Encontro Nacional de Tecnologia e Inovação da Justiça
- 1734 Visualizações
- 04-05-2022
O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) marcou presença na 9ª Edição do Encontro de Tecnologia e Inovação da Justiça Estadual (Enastic), realizado no modelo híbrido e cuja etapa presencial ocorreu em Florianópolis, Santa Catarina, entre os dias 26 e 28 de abril.
O Judiciário cearense enviou uma missão multidisciplinar composta por sete colaboradores, de diferentes áreas de atuação: Ricardo Alexandre da Silva Costa, juiz auxiliar da Presidência do TJCE; Renato Esmeraldo Paes, juiz coordenador do Núcleo de Justiça 4.0; Solange Holanda, juíza supervisora da Secretaria Judiciária (Sejud) do 1º Grau; Marcelo Fontenele, secretário Judiciário do 1º Grau; Daniel Costa Teles, secretário Judiciário do 2º Grau; Denise Norões, secretária de Tecnologia e Informação; e Welkey Costa do Carmo, coordenador do Laboratório de Inovação do TJCE.
Humanização, interdisciplinaridade e tecnologia
O secretário judiciário Daniel Costa Teles destaca o caráter interdisciplinar do encontro, que reuniu técnicos, magistrados e gestores. “O foco da participação foi conectar o Judiciário do Ceará a experiências inovadoras, algumas disruptivas, em curso em outros tribunais da federação. Para se ter noção da grandiosidade do evento, tomaram assento presencialmente 23 dos 27 Tribunais estaduais brasileiros. Oportunidade para trocar experiências, compartilhar dificuldades e, especialmente, soluções. Na ocasião, entramos em contato com ideias inovadoras que encontram aderência a um dos lemas que pautam a atual gestão, promover a ‘transformação digital aliada à humanização’”.
Para Welkey Costa, os “cases” apresentados “foram enriquecedores” e o evento uma ótima oportunidade para fazer contatos de trabalho. Além disso, “a escolha de temas como ‘blockchain’, ‘smart contracts’, comunicação e inteligência artificial foi muito acertada”, afirma o coordenador de Inovação do TJCE.
A juíza Solange Holanda explica que o encontro foi também um momento de avaliação sobre medidas tomadas no Ceará. “Foi muito gratificante testemunhar, na apresentação de um dos painéis, que algumas medidas implementadas por um tribunal já vêm sendo aplicadas no Fórum Clóvis Beviláqua, por iniciativa da juíza Ana Cristina Esmeraldo, o que revela que o Judiciário cearense está atualizado com o que há de mais moderno. Não é demais lembrar que a Secretaria Judiciária de 1º Grau utiliza, diariamente, diversos sistemas e ferramentas tecnológicas para a consecução de suas atividades, logo, o aprendizado proporcionado pelos painéis do evento será muito útil, especialmente, no que respeita à migração do sistema SAJ para o PJe e a necessidade de repensarmos a forma de nos comunicarmos com os públicos interno e externo”.
Durante o Enastic 2022, foram abordados temas como aceleração digital na Justiça Estadual, inteligência artificial e Big Data, metaverso, gestão e liderança, novos modelos de trabalho, sustentabilidade, pautas que, segundo os organizadores, visam a construção de uma Justiça estadual mais inovadora.