Comitiva do Judiciário de Pernambuco vem ao TJCE conhecer Programa Tempo de Justiça
- 895 Visualizações
- 13-09-2024
Uma comitiva formada por juiz e servidor do Judiciário pernambucano, além de defensores públicos e representantes do Governo do Estado de Pernambuco, foram recebidos, nesta sexta-feira (13/09), pelo presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Abelardo Benevides Moraes. Eles vieram conhecer a experiência exitosa do Programa Tempo de Justiça, que desde 2017 tem agilizado os julgamentos de processos relacionados a homicídios tentados e consumados, com autoria indicada. A iniciativa é realizada pelo TJCE em parceria com Governo do Ceará, Ministério Público e Defensoria Pública do Estado.
Na ocasião, o grupo também foi apresentado aos projetos de Inteligência Artificial (IA) desenvolvidos pelo Judiciário cearense, além dos 54 robôs que estão atualmente em funcionamento. As ferramentas integram a Estratégia de Transformação Digital do TJCE, contemplada pelo Programa de Modernização do Judiciário Cearense (Promojud).
“O Tribunal de Justiça do Ceará está à disposição para colaborar e compartilhar nossas iniciativas com nossos tribunais do país”, destacou o presidente do TJCE.
O juiz Emiliano Galvão, subcoordenador criminal do TJPE, agradeceu a acolhida e hospitalidade da Justiça cearense e ressaltou a os benefícios promovidos pela visita. “Foi um encontro muito rico, já preparamos dez encaminhamentos para serem utilizados no TJ de Pernambuco com base em exemplos que vimos aqui. Isso demonstra que o Judiciário do Ceará é referência. Saímos daqui muito satisfeitos”.
Além do magistrado, estavam na comitiva de Pernambuco o analista judiciário Clayton Fernando Santana Júnior; o defensor-geral da Defensoria Pública de Pernambuco, Henrique Seixas; o subdefensor do Interior da Defensoria Pública de Pernambuco, Rafael Bento; o secretário Executivo de Gestão para Resultados (Seplag/PE), Edilberto Xavier; a gerente-geral para Resultados (Seplag/PE), Elisabeth Pontes; e o gestor para Resultados (Seplag/PE), Fellipe Lina.
COMITÊ DE GOVERNANÇA
Pela manhã, a comitiva participou de reunião conduzida pela desembargadora Ângela Teresa Gondim Carneiro Chaves, representante do TJCE no Comitê de Governança do Tempo de Justiça. “Realmente, temos constatado que este projeto entrega à sociedade uma resposta rápida e renova no cidadão o sentimento de credibilidade na Justiça”, salientou.
Também presentes as juízas Jacinta Inamar Franco Rocha, que atua como auxiliar no Tempo de Justiça, e Daniela Lima da Rocha, vice-diretora do Fórum Clóvis Beviláqua e auxiliar da 3ª Vara do Júri de Fortaleza. As magistradas fizeram explanação do trabalho e se colocaram à disposição para mais esclarecimentos.
Na ocasião, o servidor Catulo Hansen, consultor do Tempo de Justiça, fez uma retrospectiva das fases da implantação. Explicou que os resultados são avaliados mensalmente pelos entes parceiros para que sejam identificadas eventuais dificuldades e elaboradas soluções, permitindo uma evolução contínua do Programa. Ainda tirou outras dúvidas do grupo de Pernambuco.
O encontro contou com a presença de representantes da vice-governadoria do Estado; da Polícia Civil do Ceará; do Ministério Público do Ceará; da Defensoria Pública do Ceará; e do servidor Gustavo Gondim, da Secretaria de Tecnologia do TJCE.