Comitê Estratégico do Tribunal de Justiça do Ceará seleciona boas práticas de gestão
- 951 Visualizações
- 17-12-2012
O Comitê Estratégico do Poder Judiciário cearense esteve reunido, na última quinta-feira (13/12), para discutir e avaliar a execução dos projetos e o alcance das metas do Plano Estratégico 2010-2014. Na ocasião, também foram selecionadas nove boas práticas de gestão, que serão submetidas à votação na intranet para escolha da melhor prática do ano.
A votação, aberta a magistrados e servidores, está prevista para iniciar nesta semana. As três melhores colocadas receberão certificado de menção honrosa. A lista das candidatas foi proposta pela Divisão de Gerenciamento da Inovação, da Secretaria Especial de Planejamento e Gestão (Seplag), do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), de acordo com os critérios dispostos no Provimento n° 12/2012.
Durante a reunião, também foram analisados os resultados do Plano Estratégico até novembro de 2012. O Comitê informou que 30% dos projetos iniciados foram concluídos, e 60% estão em andamento. Os projetos são acompanhados pelo Escritório Corporativo de Projetos do TJCE que, atualmente, monitora 139 iniciativas.
Quanto às metas, 65% estão progredindo em conformidade com o estipulado pelo Planejamento Estratégico. “O trabalho realizado pelo Comitê contribuiu para obtermos o quarto lugar nacional em gestão estratégica, entre os tribunais estaduais”, destacou a secretária Especial de Planejamento e Gestão (Seplag), Ana Katarina Fonteles Soares Viana. O resultado foi divulgado em outubro, pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
As reuniões do Comitê Estratégico ocorrem trimestralmente, na Secretaria Geral do TJCE, sob coordenação da desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira. Estão à frente do Comitê o juiz corregedor auxiliar, José Tarcílio Sousa; o secretário Geral do Tribunal, Pedro Henrique Gênova de Castro; a assessora Especial da Presidência, Juliana Cardoso; a secretária Judiciária Francisca Cleidinir Rêgo e a secretária Ana Katarina Soares.
As boas práticas selecionadas são:
Justiça do Crato no Rádio. Autor: José Batista de Andrade. Local: 3ª Vara de Crato.
Reconhecimento da paternidade. Autora: Cleiriane Lima Frota. Local: Vara Única de Paraipaba.
O Judiciário na escola. Autor: César Morel Alcântara. Vara Única de Independência.
Utilização de modelos de documentos com variáveis do Projudi. Autor: Daniel Tahim Alves Brito. Local: 5º Juizado Especial Cível e Criminal de Fortaleza.
Comunicações entre comarcas do país. Autor: José Nicodemos Neto. Local: Comarca de Brejo Santo.
Núcleo de Apoio Jurisdicional. Autor: Antônio Josimar Almeida Alves. Local: Comarca de Canindé.
Expedientes para efetivo cumprimento da Resolução n° 108/2010, do CNJ; Garantia da ampla defesa; e Programa de estágio voluntário. Autores: Marlúcia de Araújo Bezerra e André Cavalcanti Pierre de Messias. Local: 17ª Vara Criminal de Fortaleza.