Começa nesta segunda curso de formação de instrutores em mediação na Esmec
- 1283 Visualizações
- 14-10-2016
O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), promove, a partir desta segunda-feira (17/10), curso de Formação de Instrutores em Mediação Judicial para capacitar servidores e voluntários no Judiciário cearense. A abertura será feita às 8h pela coordenadora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos do Fórum Clóvis Beviláqua, juíza Natália Almino Gondim.
A qualificação, que já está em sua 28ª edição, terá duração de 40 horas/aulas. O treinamento prossegue até o próximo dia 21 e será realizado na Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec), das 8h às 12h e das 14h às 18h. As aulas serão ministradas pela juíza aposentada Eutália Maciel Coutinho e pelo servidor do Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDF), Umberto Suassuna Filho, instrutores indicados pelo CNJ.
O curso, que terá e 28 participantes, é destinado a mediadores formados, com estágio supervisionado concluído e com perfil docente, indicados pelos Núcleos de conciliação dos tribunais.
A formação de especialistas em resolução de conflitos faz parte da Política Nacional de Conciliação do Judiciário brasileiro, instituída em 2010, pelo CNJ. Desde 2012 já foram treinados mais 500 instrutores.
No Ceará, o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do TJCE é o responsável pelo treinamento de conciliadores e mediadores. O órgão tem como supervisor o desembargador Francisco Gladyson Pontes. O coordenador é o juiz Carlos Henrique Oliveira, e o diretor Márcio José Temóteo Horizonte Brasileiro.
SERVIÇO
Formação de Instrutores em Mediação Judicial e Conciliação
Local: Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec)
Período: de 17 a 21 de Outubro – das 8h às 12h e das 14h às 18h
Carga horária: 40 horas