Comarcas do Interior do Estado recebem treinamentos para formação de novas brigadas de incêndio
- 867 Visualizações
- 13-08-2024
Pensando em prevenir acidentes e garantir um ambiente cada vez mais seguro para quem trabalha e frequenta as unidades do Judiciário estadual, o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) está promovendo cursos para a formação de brigadas de incêndio. Ao longo deste semestre, 26 comarcas serão contempladas, começando por Várzea Alegre, onde a capacitação teve início nesta terça-feira (12/08).
Segundo o tenente-coronel Erle Rocha Menezes, da Assistência Militar do TJCE, “a iniciativa abrange dois vieses. Primeiro uma solicitação do setor de engenharia para formar brigadas de incêndio e, desta forma, atender às recomendações legais do Corpo de Bombeiros do Estado quanto à segurança das unidades judiciárias. O outro é a questão da prevenção. Com servidoras e servidores capacitados, nós diminuímos os possíveis riscos dentro das edificações. É um verdadeiro ganho para o Judiciário, para a população que utiliza os serviços da Justiça e para os brigadistas, afinal, esses conhecimentos podem ser levados para a vida”.
Durante as formações, são combinados conteúdos teóricos e simulações práticas. Os participantes têm a oportunidade de aprender, de maneira efetiva, sobre temáticas voltadas à prevenção e ao combate de incêndios, bem como atendimento adequado de primeiros socorros. O curso tem uma carga horária total de 20 horas. Ao final de cada ciclo de atividades, são realizadas inspeções nas unidades que receberem esse treinamento, seguidas por simulados para fixação da aprendizagem.
As capacitações são ministradas pelo Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, por meio da 2ª Companhia do Comando de Bombeiros da Capital.
INCENTIVO À PREVENÇÃO
A atual Gestão do TJCE têm incentivado a formação de brigadistas desde o início. Entre fevereiro e dezembro do ano passado, 88 pessoas passaram pelo treinamento, sendo 54 no Interior, envolvendo as Comarcas de Caucaia, Viçosa do Ceará, Várzea Alegre e Uruburetama; e 34 na Capital, com foco na equipe que trabalha na Creche-Escola do Poder Judiciário. Já este ano, 274 colaboradores da Justiça estadual participaram da capacitação no Fórum Clóvis Beviláqua, em Fortaleza.