Comarca do Crato comemorou Bicentenário com entrega de medalhas
- 1831 Visualizações
- 05-07-2016
O Judiciário cearense celebrou, na última sexta-feira (1º/07), o bicentenário da comarca do Crato, localizada na Região do Cariri, a 527 km de Fortaleza. A solenidade aconteceu no Fórum Desembargador Hermes Parahyba.
A comemoração foi conduzida pelo juiz Ângelo Bianco Vettorazzi, diretor do Fórum. Estiveram presentes os desembargadores Haroldo Correia de Oliveira Máximo, Heráclito Vieira de Souza Neto, Raimundo Nonato Silva Santos, Paulo Airton Albuquerque Filho e Emanuel Leite Albuquerque.
Também compareceram o presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputado Zezinho Albuquerque; a vice-governadora do Estado, Maria Izolda Cela de Arruda Coelho, representando o governador Camilo Santana; o prefeito da cidade do Crato, Ronaldo Gomes de Matos; representantes do Ministério Público do Ceará e da Defensoria Pública; além de membros da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil do Crato, juízes e servidores do Judiciário que trabalham na região.
Na ocasião, foram conferidas quatro honrarias à Comarca: diploma de honra ao mérito (Instituto Cultural do Cariri), medalha do mérito jurídico Dr. Raimundo de Oliveira Borges (Ordem dos Advogados do Brasil– subseção Crato), medalha Reitor Antônio Martins Filho (Universidade Regional do Cariri) e medalha do mérito Bárbara de Alencar (Prefeitura Municipal do Crato).
Atualmente, o Fórum do Crato tem seis unidades, sendo duas Varas Criminais, duas Cíveis, uma de Família e Sucessões e um Juizado Especial Cível e Criminal (JECC).
HISTÓRIA
O jurista e escritor Raimundo de Oliveira Borges, na obra “A Cidade do Crato” (1980), descreve que a Comarca foi criada por meio de alvará assinado pelo Rei Dom João VI, em 27 de junho de 1816. O documento dividiu a jurisdição do Estado em duas: Ceará e Crato. Este último compreendia as vilas da São João do Príncipe, Campo Maior de Quixeramobim, Icó, Santo Antônio do Jardim e São Vicente das Lavras.
Fundada em junho de 1816, por determinação do Rei Dom João VI, a Comarca completou 200 anos nessa segunda, dia 27, sendo a unidade judiciária mais antiga do Interior do Estado.