Comarca de Independência analisa 2.471 processos em duas semanas de inspeção
- 537 Visualizações
- 24-02-2011
O juiz César Morel Alcântara, da Vara Única de Independência, concluiu inspeção nos processos que tramitam na comarca. De acordo com o magistrado, as 2.471 ações existentes foram verificadas, resultando em 2.060 despachos, 196 sentenças e 117 decisões interlocutórias. Os trabalhos foram realizados no período de 31 de janeiro a 11 de fevereiro deste ano.
Segundo César Morel, a iniciativa teve como objetivo obter uma “fotografia” real das ações que tramitam tanto em Independência, como na Comarca Vinculada de Quiterianópolis. “O trabalho foi exitoso, pois possibilitou uma resposta à sociedade, julgando processos que aguardavam atos simples”, destacou.
Durante a correição interna, o atendimento ao público ficou restrito a casos urgentes, como habeas corpus e mandados de segurança. Contudo, foram mantidos os prazos processuais e as audiências de instrução e conciliatórias, o que, conforme o magistrado, não acarretou nenhum prejuízo à população.
Outro benefício da inspeção apontado pelo juiz foi a seleção dos casos mais complexos e que demandavam maior atenção para agilizar o trâmite processual. Além disso, César Morel determinou o agendamento de mutirões envolvendo casos específicos, como processos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e do Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT).