Coluna Antônio Viana: Decisão do Presidente
- 656 Visualizações
- 05-11-2009
Para as eleições de 2010, cada Estado da Federação deverá realizar em pelo menos um município o Programa de Identificação Biométrica do Eleitor, por determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No Ceará, coube ao Corregedor Regional Eleitoral (vice-presidente e no exercício da Presidência do TRE), desembargador Luiz Gerardo de Pontes Brígido (foto), decidir pela escolha do município do Eusébio.
Saiba mais
Em seu despacho, ele afirma que ?o contexto social, econômico e geográfico do município ensejará maior facilidade na dinâmica de atendimento aos eleitores e a ampla divulgação do recadastramento por meio da biometria?. As primeiras experiências foram realizadas nas eleições municipais de 2008, em São João Batista (Santa Catarina), Colorado do Oeste (Rondônia) e Fátima do Sul (Mato Grosso do Sul). Este ano, o município de Búzios, no Rio de Janeiro, já começou a recadastrar seus eleitores utilizando o sistema biométrico.
Sanções fortes – O que o eleitor precisa ficar sabendo: quem não comparecer e não fizer o seu recadastramento durante o período anunciado, terá o seu título cancelado e não poderá votar nas eleições de 2010, portanto, um prejuízo enorme. E para cumprir com o que preceitua a Justiça Eleitoral, o eleitor deve comparecer ao local munido de: carteira de identidade, comprovante de residência e documento de alistamento militar (para homens acima de 18 anos). O procedimento envolverá a captura da fotografia digital e o registro eletrônico das impressões digitais de todos os dedos de cada eleitor.
Eusébio na história – Município fronteiriço à capital, Eusébio entra para a história da modernidade no processo eleitoral. Pertence à 66ª Zona Eleitoral (Aquiraz) e possui hoje 30.621 eleitores (0,54% do eleitorado do Ceará) para uma população de 40.426 habitantes. A proporção entre eleitores e habitantes é de 75%. (Material colhido no Informativo do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, edição de Setembro/Outubro – Voto & Ação). Uma contribuição do O Estado e do colunista ao importante trabalho programado para a partir de segunda-feira, no Eusébio, cujo prefeito é o médico Acilon Gonçalves, que ao lado da Justiça, do Ministério Público, da Polícia, dos Vereadores e da sociedade como um todo – não tem medido esforços para melhorar a vida daquela gente.