Chefes de 22 Cortes estaduais criam Colégio de Presidentes dos Tribunais de Justiça do País
- 1393 Visualizações
- 20-02-2020
Chefes de 22 Cortes estaduais criaram, nesta quinta-feira (20/02), o Colégio de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Codepre). O ato ocorreu durante encontro no Salão Nobre do Palácio da Justiça de São Paulo e contou com a presença do presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Washington Araújo.
“O Colégio de Presidentes terá foco na discussão e encaminhamento de soluções para os problemas que impactam as administrações dos Tribunais de Justiça do país”, disse Washington Araújo.
Na ocasião, foi eleita a primeira Comissão Administrativa do Codepre: o desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha (TJMT) como presidente do Colégio; o desembargador Geraldo Francisco Pinheiro Franco (TJSP) como vice-presidente; e o desembargador Fernando Cerqueira Norberto dos Santos (TJPE) como secretário-geral.
O Codepre vai atuar em defesa do Poder Judiciário, na sua autonomia e independência. Também trabalhará em estudos de matérias jurídicas e de questões judiciais com repercussão em mais de uma unidade da Federação, assim como no intercâmbio de experiências funcionais e administrativas, sempre visando o aperfeiçoamento da prestação jurisdicional.