Cesar Rocha abre evento da XV Cúpula Judicial Ibero-Americana em Fortaleza
- 645 Visualizações
- 02-12-2009
Durante os próximos três dias, Fortaleza será a capital do judiciário ibero-americano. De amanhã (2) até sexta-feira (4), presidentes de tribunais superiores, de conselhos nacionais de magistratura e delegados dos 23 países membros participam da terceira reunião preparatória da XV Cúpula Judicial Ibero-Americana, que acontecerá entre os dias 28 e 30 de abril, em Montevidéu, no Uruguai.
A reunião será aberta pelo presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro Cesar Asfor Rocha, e vai consolidar os projetos desenvolvidos ao longo de dois anos de debates e negociações iniciadas nas reuniões realizadas anteriormente em Lima (Peru) e em Santo Domingo (Republica Dominicana).
A terceira e última reunião definirá a agenda de projetos e metas que serão transformados em compromissos mútuos durante a XV Cumbre, cujo tema central será ?O papel do juiz na sociedade moderna, a imagem da Justiça e suas relações com a sociedade?.
Na reunião de Fortaleza, serão debatidos temas envolvendo a criação de uma rede de comunicadores do Poder Judiciário, a instalação de um canal judicial de televisão ibero-americano, maior aproximação do judiciário com os meios de comunicação, portal de conhecimento jurídico e plano multilateral de estatística judicial, entre outras questões.
Na abertura dos trabalhos, painéis sobre oralidade e despacho judicial, portal de conhecimento jurídico e web social, estatística judicial e boas praticas em matéria de comunicação. A programação oficial do 1º dia de reunião será encerrada com jantar oferecido pelo governador do Estado, Cid Gomes.
Os 23 paises membros da Cúpula são os seguintes: Andorrra, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El salvador, Equador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, Portugal, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.
Coordenadoria de Editoria e Imprensa