Cerca de 400 estudantes participam do I Encontro de Estagiários do TJCE na Escola da Magistratura
- 3712 Visualizações
- 30-08-2023
Com aproximadamente 400 estudantes de diversas áreas na plateia, o Poder Judiciário cearense realizou o “I Encontro de Estagiários do Tribunal de Justiça do Ceará” nesta quarta-feira (30/08). A iniciativa foi promovida em homenagem ao Dia do Estagiário, dia 18 de agosto.
Os(as) estagiários(as) participaram do sorteio de brindes, além de cursos promovidos pelo Instituto Euvaldo Lodi. No fim da programação, um coffee break marcou as boas-vindas e os(as) participantes receberam um certificado de horas complementares.
Para o estagiário de pós-graduação Lucas Mariano, o encontro foi importante porque existe a necessidade de sempre incentivar os estagiários a se aperfeiçoarem dia após dia. “Os assuntos abordados, como o autocuidado e a importância da comunicação eficiente são essenciais. Nós, como estagiários, estamos diariamente lidando com demandas e resolução de lides que nos aperfeiçoam e nos trazem maturidade tanto no lado profissional, quanto no lado humano. Estou cursando pós-graduação em Penal e Processo Penal, e vi no estágio uma ótima oportunidade de unir a parte teórica com a prática. Parabenizo a todos os envolvidos na organização e ao Tribunal de Justiça, juntamente com o IEL, pela iniciativa”, elogiou Lucas Mariano, lotado na 5ª Vara Criminal de Fortaleza.
Presente ao evento, o vice-presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Heráclito Vieira de Sousa Neto, destacou a importância da parceria e da experiência que eles adquirem ao desempenhar as funções na Justiça. “Nossa Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) me informou que, ao todo, o Poder Judiciário tem cerca 1.500 estagiárias e estagiários, então eu acredito que, hoje, para o Poder Judiciário, a participação, a parceria, o trabalho de cada um e o aprendizado fazem essa via de mão dupla, os dois lados ganham. Então, eu desejo que esta oportunidade seja proveitosa e que adquiram aqui experiência que sirva ao dia a dia, para o trabalho que desenvolvem na vida pessoal e, mais do que isso, aproveitem também a companhia uns dos outros, porque eu acho que talvez seja o mais atrativo e o que realmente é mais gratificante para todos”.
Segundo Vitória Paz, estagiária de Pedagogia na Creche-Escola do Poder Judiciário, a experiência é muito enriquecedora para o desenvolvimento profissional, é a oportunidade para entender a teoria acadêmica na prática diária. “Dentre as nossas experiências como estagiárias, a Creche se destaca pela valorização e cuidado com o nosso processo de formação. Já em relação ao evento, achei a iniciativa interessante, as palestras e a oportunidade de trocarmos experiências com pessoas de diversas áreas foram extremamente relevantes”.
O secretário de Gestão de Pessoas (SGP) do Tribunal, Felipe Mourão, ressaltou a questão do compromisso deles com a instituição. “Nesse início, eu considero que o comprometimento seja de fato até mais importante do que o conhecimento. E eu sugiro a todos que se comprometam com o trabalho de vocês, se comprometam com os colegas de vocês e procurem sempre conhecer mais, aprender com quem já está atuando e também a trabalhar em equipe. Todos os tipos de comportamento vão servir para qualquer carreira, é o que a iniciativa pública e a iniciativa privada desejam”.
O encontro ocorreu na Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec) e também contou com palestra sobre saúde mental, proferida por Sandra Regina Damasceno Guimarães; uma roda de conversa com o tema “Os Desafios, Oportunidades e Experiências como Estagiário do Tribunal de Justiça do Ceará”, debatido pela juíza Ricci Lobo, e pelas servidoras Kelma de Castro Feitosa e Nayara Menezes Gomes; além de uma palestra do jornalista Almir Gadelha sobre a temática “Oratória e Técnicas para Falar em Público”.