Centro Judiciário do Fórum promove curso sobre mediação e conciliação
- 747 Visualizações
- 23-05-2013
Servidores e voluntários que atuam no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania do Fórum Clóvis Beviláqua estão sendo capacitados em técnicas de mediação e conciliação. Eles participam do curso “Métodos de tratamento adequado de conflitos”, iniciado nesta quinta-feira (23/05), na Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec).
A capacitação é uma iniciativa do Centro Judiciário, com apoio do Centro de Treinamento Integrado (CTI) do Fórum. As aulas são ministradas pelo assessor pedagógico da Esmec, Flávio José Moreira Gonçalves.
Ele explica que serão repassados os vários aspectos da teoria do conflito. “Abordaremos as causas e como se desenvolvem os conflitos para, depois, discutir as formas de tratá-los adequadamente, por meio da conciliação e da mediação”.
Para o palestrante, há interesse crescente pelo tema, por parte de profissionais do Direito e de outras áreas, como Psicologia e Pedagogia. “A conciliação é uma tendência irreversível. Precisamos superar a cultura da litigiosidade e caminhar para uma cultura de paz”.
O estudante de Psicologia Zerobabel Vieira é um dos participantes. Ele se prepara para atuar como mediador voluntário e considera o treinamento uma oportunidade de aprender mais sobre a atividade. “Sempre me interessei pela conciliação, porque é uma forma de amenizar conflitos. Com o curso, vou estar mais preparado para a prática”.
As aulas seguem nos dias 28 de maio, 4 e 6 de junho, das 9h30 às 12h. A diretora da Divisão de Programação e Controle da Esmec, Lara Coe Mota, atua como cofacilitadora.