Centro Judiciário de Fortaleza promove Oficina Pais e Filhos
- 1761 Visualizações
- 09-03-2016
“Essa iniciativa do Fórum é muito importante. Espero que, com isso [oficina], a nossa relação enquanto família possa melhorar”, afirmou o auxiliar de escritório Rômulo André da Silva Dias. Ele participou, nesta quarta-feira (09/03), da 22ª edição da Oficina Pais e Filhos, realizada pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Fortaleza.
O encontro é destinado a casais que tenham filhos e estejam envolvidos em ações de divórcio, disputas pela guarda dos filhos, agressões, entre outros conflitos familiares.
“É bom deixar claro que o objetivo do encontro é a conciliação. Ou seja, a convivência harmoniosa dos pais em benefício dos filhos. É claro que, às vezes, o casal volta a se entender e reata a relação amorosa, mas isso é exceção”, ponderou a psicóloga responsável pela condução das oficinas, Gleiciane Vam Dam.
A oficina é oferecida duas vezes a cada mês e é dividida em quatro grupos. Dois reúnem os adultos, um as crianças entre 6 a 11 anos e o outro adolescentes de 12 a 17 anos. Uma equipe de psicólogos e mediadores voluntários promove reflexões e utiliza cartilhas educacionais neste trabalho.
O projeto é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que está sendo implantado em várias cidades brasileiras. Em Fortaleza, a realização é do Centro Judiciário do Fórum, com apoio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE).