Conteúdo da Notícia

Central no Fórum Clóvis Beviláqua irá coordenar  tramitação de alvarás expedidos pelas Varas do Júri

Central no Fórum Clóvis Beviláqua irá coordenar tramitação de alvarás expedidos pelas Varas do Júri

Ouvir: Central no Fórum Clóvis Beviláqua irá coordenar tramitação de alvarás expedidos pelas Varas do Júri

A partir da próxima terça-feira (09/12), a Central Integrada de Apoio à Área Criminal (Ciaac) passará a coordenar a tramitação dos alvarás de soltura expedidos pelas cinco Varas do Júri do Fórum Clóvis Beviláqua.

Atualmente, os alvarás são enviados diretamente das unidades judiciárias para a Coordenadoria de Cumprimento de Mandados (Coman), que distribui as ordens judiciais entre os oficiais de Justiça responsáveis pela entrega nos presídios e delegacias.
Segundo Christiane Myrta de Oliveira Medeiros, técnica do Departamento de Informática do Fórum, a mudança permitirá o acompanhamento de todas as etapas, desde a decretação da ordem de soltura pelo juiz até a efetividade do cumprimento.

“Assim conseguimos ter uma visão do processo como um todo, de ponta a ponta, podendo controlar o tempo gasto com cada atividade. Além disso, é possível identificar os pontos críticos para que a gestão adote medidas preventivas e corretivas, de modo a melhorar a eficiência, eficácia e segurança das informações entre o Poder Judiciário, Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, Polícia Civil do Ceará e Secretaria e Justiça e Cidadania, órgãos por onde perpassa o alvará de soltura”, explica.

Ela informou que, após a implantação nas Varas do Júri, a medida deverá ser estendida às demais unidades da área criminal, dando cumprimento à Resolução nº 108/2010 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

TREINAMENTO
Servidores das Varas do Júri participaram de treinamento, nessa quarta-feira (03/12), para conhecer os novos fluxos de trabalho, que serão desenvolvidos a partir da implantação da medida.

Conforme orientado no curso, os diretores de secretaria das referidas unidades deverão solicitar à Central de Atendimento de Tecnologia da Informação (Cati), até sexta-feira (05/12), a habilitação dos servidores que utilizarão o software para envio dos alvarás de soltura.

INFORMAÇÕES
Para obter informações sobre a tramitação dos alvarás, os interessados devem entrar em contato com o serviço de teleatendimento do Tribunal de Justiça do Ceará (Telejustiça), por meio do telefone (85) 3216.6000 ou no posto de atendimento localizado no Fórum Clóvis Beviláqua.