Central de Conciliação inicia no Fórum audiências do mutirão do Banco Finasa
- 807 Visualizações
- 19-10-2009
Em apenas vinte minutos, Zeneida Maria de Sousa resolveu sua pendência com o Banco Finasa. Ela havia financiado um automóvel com a instituição financeira e decidiu em 2007 ingressar com uma ação de Revisão de Cláusulas Contratuais, na 18ª Vara Cível, para negociar o valor e as parcelas do contrato.
Nesta segunda-feira (19/10), perante o conciliador, desembargador aposentado Edmar Arruda, ficou acordado com a representante do banco, Alessandra Furtado, que Zeneida irá procurar a gerência da instituição para fazer a renegociação do financiamento do veículo com parcelas reduzidas.
Essa foi uma das 35 audiências agendadas pela Central de Conciliação do Fórum Clóvis Beviláqua para a segunda etapa do mutirão envolvendo ações do Banco Finasa, que começou hoje e se estenderá até sexta-feira (23/10).
Segundo o desembargador Edmar Arruda, a primeira etapa do mutirão, que ocorreu entre os dias 5 e 9 de outubro, foi prejudicada pela greve dos Correios. ?Não houve tantos acordos, mas esperamos que nas próximas audiências as partes compareçam para se conciliar?, afirmou.
A maioria dos processos da pauta envolve ações de Busca e Apreensão, Revisional Cobrança, Rescisória, Declaratória de Nulidade e Procedimento Ordinário. Os processos são oriundos da 1ª, 2ª, 4ª, 6ª, 13ª, 16ª, 18ª, 20ª, 21ª e 26ª Varas Cíveis.
As sessões conciliatórias, marcadas entre às 14 e 16 horas, estão sendo realizadas pelos 11 conciliadores do setor, todos aposentados e voluntários, que se revezam nas três salas de audiência.
Além do mutirão do Banco Finasa, a Central vai realizar outros três com processos de bancos até o fim deste ano. Na semana de 26 a 30 deste mês acontecerá o mutirão do banco HSBC (150 processos); de 9 a 20 de novembro será a vez da BV Financeira (225 processos); e de 23 de novembro a 04 de dezembro, do banco ABN AMRO Real (150 processos).