Cejai promove dia de lazer para crianças e adolescentes em situação de acolhimento
- 1250 Visualizações
- 11-10-2016
A Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional do Ceará (Cejai/CE) promoveu, nesta terça-feira (11/10), no Clube da Caixa Econômica, em Messejana, um dia de lazer para 130 crianças e adolescentes de nove instituições de acolhimento de Fortaleza. A iniciativa fez parte das atividades em comemoração ao Dia das Crianças, celebrado em 12 de outubro.
Pela manhã, houve animação com Bruna Damasceno, apresentação musical e banho de piscina. Depois do almoço, com bela vista para a Lagoa de Messejana, muitos se divertiram no campo de futebol. Ao final, foram distribuídos brinquedos, lanches e bolo.
“A desembargadora Maria Vilauba Fausto Lopes, que está à frente da Cejai, queria muito promover um dia de lazer para esses meninos e meninas. Por sorte, temos servidores e magistrados que sabem a importância do que é ter um filho e entendem que a maior carência dessas crianças é de amor. É impressionante o quanto eles se sensibilizaram e a Campanha ‘Doe presentes, ganhe sorrisos’, mesmo rápida, teve grande adesão”, explica a secretária executiva da Comissão, Dina Cezar. Ela acrescenta que toda a equipe da Cejai participou e que o TJCE disponibilizou dois bombeiros para acompanhar a programação no clube.
Cada instituição de acolhimento também enviou pelo menos três educadores. Benício Júnior, da Casa da Criança, localizada no bairro de Fátima, era um deles. Ele conta que os meninos e meninas estavam ansiosos para participar. “Alguns acordaram de madrugada. Esse momento é muito aguardado por todos eles durante o ano inteiro e pra nós é uma satisfação estar aqui acompanhando”, afirma.
Uma das quinze crianças acolhidas pela instituição, cujos olhos brilhavam de alegria, acabou de completar onze anos. “Gostei da piscina, do escorregador, do campo… Gostei de tudo. Queria tomar banho de piscina todo dia”, revela o garoto. Ao final, ganhamos dele um abraço apertado, cheio de amor.
Ele não era o único a distribuir afeto. Uma outra menina, de dez anos, relatou ter vindo de Mauriti. Agora mora na Nossa Casa, instituição localizada no bairro Tancredo Neves que abriga 14 crianças e adolescentes. Essa foi a primeira vez que ela tomou banho de piscina. “Foi muito bom. A piscina, as brincadeiras, os lanches”, disse enquanto comia pipoca.
A diretora do Renascer, Elizabeth Pinheiro, afirmou que em todas as datas comemorativas é feito um esforço coletivo para proporcionar lazer aos meninos e meninas. “Muitos deles foram abandonados ainda bem pequenos e passaram praticamente a vida inteira em unidades de acolhimento, não tiveram a possibilidade de vivenciar experiências como essa com a família. Por isso esses momentos são sempre tão importantes”, acrescenta.
Também participaram da atividade as instituições Recanto da Luz, Sol Nascente, Nova Vida, Tia Júlia, Madre Paulina e Santa Gianna Beretta Molla.