Cejai participará de evento em Salvador sobre adoção internacional
- 894 Visualizações
- 15-04-2015
A assistente social Raquelina Cordeiro, da Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional (Cejai/CE) do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), participa, nesta quinta-feira (16/04), da XIX Reunião do Conselho das Autoridades Centrais Brasileiras, em Salvador (BA). Ela representará a desembargadora Lisete Gadelha, presidente da Cejai. Também foi convidada para o evento, a secretária executiva da Comissão, Dina Maria Pinheiro Cézar.
O evento segue até o próximo sábado, dia 18, e reunirá representantes estaduais do Conselho Judiciário de Adoção Internacional. Durante os três dias, serão debatidas as novas práticas implementadas nos estados e colhidas sugestões para melhoria do trabalho, entre outros temas voltados para a solução dos problemas da área infanto-juvenil.
No Ceará, nove crianças foram adotadas entre 2010 e 2014. A maioria dos pais adotivos são da França e Itália. De acordo com dados recentes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), 5.073 crianças e adolescentes estão órfãos e tiveram o poder familiar destituído (disponíveis para adoção), enquanto 40.193 estão em instituições de acolhimento.
O CONSELHO
O Conselho das Autoridades Centrais Brasileiras é um órgão colegiado que tem por finalidade traçar políticas do Programa Nacional de Cooperação em Adoção Internacional, acompanhar a execução e observar as linhas de ação e diretrizes previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), entre outras funções.