Ceará é 7º em ranking da Polícia Federal
- 1526 Visualizações
- 24-11-2009
Fortaleza Pág. 08 24.11.2009
O Ceará ocupa a sétima posição no ranking nacional em produtividade na relatoria de inquéritos da Polícia Federal. A informação foi comemorada ontem no segundo ciclo de palestras da Perícia Criminal Federal do Ceará. O evento, realizado no hotel Gran Marquise, contou com a participação do presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro César Asfor Rocha, do secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Monteiro, e de peritos da Polícia Federal.
“A maior interação entre o poder Judiciário e os órgãos de segurança pública é uma importante estratégia para combater o avanço do crime organizado e especializado“, avaliou o ministro do STJ.
O superintendente da Polícia Federal no Ceará, Aldair da Rocha, comemorou o resultado. “A nossa principal meta não é só na quantidade de produção, mas também na qualidade de provas produzidas para os inquéritos policiais. O avanço é reflexo de um esforço conjunto“, destaca. Há dois anos, o Ceará ocupava a 15ª posição no ranking.
Entretanto, a falta de conhecimento sobre a atuação dos peritos dificulta o desenvolvimento das atividades. “A má preservação do local do crime compromete a qualidade do trabalho“, ressalta Carvalho.
Os peritos da Polícia Federal são responsáveis pela realização de investigação criminal por meio de exame técnico e científico dos vestígios, ou seja, da elaboração da prova material. “Enquanto a investigação testemunhal pode sofrer influência, a investigação material não deixa dúvidas e oferece melhor fundamentação para o julgador“, destaca o diretor executivo regional da Associação de Peritos Criminais Federais (APCF), João Bosco Carvalho.
Durante a palestra, o perito José Helano Matos Nogueira comentou que o aparato disponível no Ceará é semelhante ao de outros estados brasileiros. “Recentemente houve a aquisição de novos equipamentos e a padronização dos serviços“, atesta. O Ceará conta com 26 peritos da PF. Eles atuam em 17 áreas, como informática, engenharia, medicina e contabilidade.
Este ano, a Polícia Federal executou 1.007 laudos no Ceará, sendo os serviços de documentoscopia, laboratoriais e informática os mais exigidos. O número reduzido de pendências também foi outro aspecto apresentado durante a palestra. Os dados da Polícia Federal revelaram que existiam no inicio do ano 181 pendências, quando foram acrescentadas mais 954 solicitações. Até a primeira quinzena deste mês, restavam apenas 186 pendências correntes. (Viviane Gonçalves)
Exames realizados pelos peritos da Polícia Federal no Ceará:
> Audiovisual
> Balística
> Documentoscopia
> Engenharia
> Contábil financeiro
> Identificação humana
> Informática
> Laboratorial
> Local de crime
> Ambiental