Conteúdo da Notícia

Carta de Serviços do Cejusc de Fortaleza facilita atendimento ao cidadão

Ouvir: Carta de Serviços do Cejusc de Fortaleza facilita atendimento ao cidadão

A solução de conflitos por meio da conciliação e mediação na atual Gestão do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) vem ganhando cada vez mais força com a atuação dos Centros Judiciários (Cejusc). Em Fortaleza, além de trabalhar com os setores Pré-Processual e Processual, o Cejusc tem ainda o “Centro de Cidadania”, o qual oferece uma CARTA DE SERVIÇOS para os usuários da Justiça, com orientações sobre oficinas, audiências de conciliação, lista de contatos e esclarecimentos de dúvidas.

O cidadão tem acesso ao WhatsApp da Oficina Pais e Filhos, importante instrumento de propagação da cultura de paz, com o objetivo de capacitar facilitadores para sensibilização dos envolvidos à adequação da utilização de técnica autocompositiva e consensual de prevenção e resolução de conflitos familiares, notadamente através da educação parental e filial.

O usuário, como parte, também pode se informar, por meio de uma Cartilha, com orientações do passo a passo para o ingresso em salas virtuais de audiências de conciliação, acessar os WhatsApps business do Cejusc, os links de acesso e tirar possíveis dúvidas sobre as oitivas conciliatórias.

“A carta de serviços é um instrumento voltado à cidadania, pois busca oferecer e prestar um serviço informativo, com orientações e auxílio aos usuários, um exemplo é o apoio digital para àqueles que necessitam participar de audiência virtuais do Cejusc e não possuem celular, computador, webcam e fones de ouvidos”, disse a chefe do Cejusc de Fortaleza, Geanne Catunda.

As demandas que são tratadas no setor processual do Cejusc envolvam direitos patrimoniais disponíveis, tais como questões de vizinhança, reparação de danos, revisionais de contratos, busca e apreensão, pensão alimentícia, divórcio e guarda, entre outros. As sessões são conduzidas por mediadores e conciliadores judiciais externos certificados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que possuem habilidades diferenciadas como facilitadores do diálogo.

ESTRUTURA
O Cejusc do Fórum Clóvis Beviláqua foi criado em meados de 2012 a partir da estrutura física e do funcionamento da já existente Central de Conciliação de 1º Grau (inaugurada em 23 de março de 2007). A unidade conta com uma secretaria, 16 salas físicas em sua estrutura física, além de cinco salas onde são desenvolvidas as atividades da Oficina de Pais e Filhos, para o formato on-line conta com 18 salas virtuais. O Cejusc, atualmente, possui uma grande equipe de colaboradores na qual estão incluídos conciliadores e mediadores judiciais, servidores do Poder Judiciário estadual, estagiários e voluntários.

CONTATOS
A população pode acionar o Cejusc de Fortaleza por meio dos números de WhatsApp Business: (85) 3492.8030, 3492.8032 e ou pelo e-mail cejuscfcb@tjce.jus.br

Para ações pré-processuais, o contato é: cejusc.preprocessual@tjce.jus.br.

Já as informações sobre as oficinas de Pais e Filhos podem ser obtidas pelo WhatsApp (85) 98732.2130/ 3492.8034 e pelo e-mail: oficinadepaisefilhos@tjce.jus.br

Agenda2030