Conteúdo da Notícia

Capacitar para servir melhor

Ouvir: Capacitar para servir melhor

A qualificação de servidores(as) faz parte do principal objetivo da atual Gestão do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), que é a valorização da atividade-fim para agilizar os processos do Poder Judiciário Estadual. Os treinamentos começam logo após a nomeação e, só depois, os(as) servidores(as) efetivos iniciam as suas atividades, como está ocorrendo com os(as) 17 recém-empossados(as), que terminam a capacitação nesta sexta-feira (27/09).

Maraísa de Figueiredo, que já atuou como servidora no Tribunal de Justiça de Pernambuco, destacou a importância da capacitação. “O treinamento é importante porque não conhecemos os detalhes do órgão, embora muitos de nós tenham vindo de outras instituições públicas. É importante conhecer a estrutura, o funcionamento do Tribunal, os organogramas, de que modo vamos trabalhar, os números. Todas essas informações que estamos recebendo estão nos preparando para que a gente possa trabalhar com mais consciência e qualidade”.

A servidora, que ficará provisoriamente lotada no Núcleos de Auxílio à Produtividade (NAP), revela que decidiu fazer o concurso para o TJCE porque, segundo ela, o Judiciário cearense oferece melhores condições de trabalho para os servidores.

A capacitação para os(as) novatos(as) tem carga horária de 35h/a. O conteúdo envolve o Plano Estratégico do Judiciário Cearense; ética e o serviço público; avaliação especial de desempenho; estrutura do Poder Judiciário cearense; metas Conselho Nacional de Justiça; acessibilidade e inclusão do TJCE; Programa Lideranças Femininas; Prevenção ao assédio moral, sexual e da discriminação; Processo Judicial Eletrônico (PJe) e Sistema de Automação da Justiça (SAJ); entre outros assuntos. Toda a capacitação é realizada pela Coordenadoria de Educação Corporativa, da Secretaria de Gestão de Pessoas do TJCE.

A atual administração do TJCE promoveu o treinamento de 92 servidores(as) no ano passado e 243 até setembro de 2024, totalizando 335 servidores(as), entre oficiais(las) de Justiça, analistas e técnicos judiciários, nomeados(as) de concursos públicos realizados nos anos de 2022 e 2023. Desse total, foram capacitados(as) 33 oficiais(las) de Justiça. Dos(as) analistas judiciários, 2 da Área Administrativa, 134 da Área Judiciária e 20 de Tecnologia da Informação (TI). Entre técnicos judiciários, 32 são da Área Administrativa e 114 da Área Judiciária.