Conteúdo da Notícia

Câncer de mama é tema de palestra para vítimas de violência doméstica no Juizado da Mulher

Câncer de mama é tema de palestra para vítimas de violência doméstica no Juizado da Mulher

Ouvir: Câncer de mama é tema de palestra para vítimas de violência doméstica no Juizado da Mulher

A importância de realizar o autoexame, manter alimentação saudável e fazer atividade física foram algumas das orientações dadas para mulheres que participaram de palestra sobre prevenção do câncer de mama realizada nesta quinta-feira (18/10), no Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Fortaleza.
“Nós fazemos essa campanha desde 2013, todos os anos no mês de outubro realizamos essas atividades. Pelo grande fluxo de mulheres que nós temos aqui no Juizado, é grande a nossa preocupação com a prevenção do câncer de mama, que mata muitas mulheres no Brasil”, ressaltou a juíza Rosa Mendonça, titular da Unidade.
De acordo com a palestrante Valéria Mendonça, administradora hospitalar e coordenadora do Movimento Outubro Rosa no Ceará, 35 mulheres morrem por dia no Brasil devido ao câncer de mama. Porém, 95% dos casos poderiam ser evitados se fossem descobertos e tratados em estágio inicial.
Valéria destaca que pelo fato de o Juizado ser um equipamento que atende cotidianamente mulheres, esse é um tema relevante. “Para além disso, vemos que as juízas estão envolvidas com a causa, de forma responsável e inclusiva, tanto que já realizam essas ações há cinco anos. Essa é uma luta de todos nós, a gente sabe o quanto é importante”, reconhece.
Segundo a palestrante, a relação entre o Juizado e o Movimento é muito próxima. “Muitas mulheres são largadas quando descobrem a doença, ou quando fazem a mastectomia, e muitas vezes isso envolve violência doméstica. Isso preocupa porque é o momento em que as mulheres mais precisam da família”.
Assistindo à palestra, uma vítima envolvida em processo de violência doméstica contou que perdeu uma irmã para o câncer no ano passado. “Eu achei muito boa essa temática, aprendi muito, pois não sabia o que significava, só via o símbolo rosa nas blusas. Eu já marquei a minha prevenção também”, salientou.
Na ocasião, as juízas Rosa Mendonça e Teresa Germana, auxiliar do Juizado, receberam da coordenadora do Movimento o selo Outubro Rosa, pelo compromisso com a causa.