Câmara lança pacto pela Fortaleza do futuro
- 824 Visualizações
- 01-06-2010
Página 02 01.06.2010
O presidente Salmito Filho apresentou ontem a proposta de um projeto capaz de formular alternativas e soluções para a cidade nos próximos 10 anos
Lançado oficialmente o projeto Pacto por Fortaleza, é hora de os setores populares entrarem em campo para ajudar a transformar em realidade as soluções que serão propostas para a cidade. Essa é a avaliação do professor João Bosco Furtado Arruda, coordenador da área acadêmica do Pacto por Fortaleza, que foi lançado ontem na Câmara Municipal.
Na opinião do acadêmico, que é Ph.D em Planejamento de Transportes, quaisquer propostas que forem pensadas para qualquer um dos problemas debatidos dentro do projeto só terão resultado efetivo com o real envolvimento da população. “As melhorias na qualidade de vida da população dependem disso (empenho da população). A atuação dos três poderes do estado (Executivo, Legislativo e Judiciário) pode apresentar bons resultados quando há a participação e o envolvimento das pessoas“, disse o pesquisador, que ressaltou o projeto como um elemento importante para se evitar um caos urbano em Fortaleza. “Essa cidade, nos últimos anos, só tem piorado em termos de qualidade de vida da população“.
Exemplo
O presidente da Câmara, vereador Salmito Filho (PT) ressaltou, em seu discurso, que algumas cidades europeias já realizam pesquisas e trabalhos semelhantes, programando-se até para épocas mais distantes, como 2050. “Nós aqui trabalhamos com a perspectiva dos próximos dez anos considerando a validade do atual Plano Diretor de Fortaleza, que está valendo até dezembro de 2018“. Salmito também destacou a participação dos meios de comunicação na promoção de discussões sobre o futuro de Fortaleza.
O projeto Pacto por Fortaleza consiste em um fórum de discussões que terá a participação de todos os setores da sociedade – do campo popular, ao campo empresarial, incluindo o poder público, sindicatos e academia. Nos próximos meses, conforme explicou Salmito, serão feitas reuniões mensais com a participação dos representantes dos setores convidados. Paralelamente a essa discussão sobre os problemas da cidade, serão feitas pesquisas acadêmicas específicas, dentro dos cinco eixos temáticos definidos: segurança pública, desenvolvimento econômico e social, qualidade de vida, mobilidade urbana e geração de renda. Em novembro, será divulgado um relatório com conclusões e propostas.
OPINIÕES
“LOUVÁVEL”
Governador em exercício, o presidente do Tribunal de Justiça, Ernani Barreira, avaliou como “louvável” a iniciativa da Câmara. “Esse projeto reflete um novo posicionamento do homem público do Ceará”.
TIN
Representado a prefeita Luizianne Lins, o vice-prefeito Tin Gomes (PHS) foi ao lançamento do Pacto e avaliou como “importante” a iniciativa da Câmara Municipal. Ele lembrou que algumas iniciativas para pensar o futuro da cidade, como o Plano Diretor, já foram executivas em seu mandato na Câmara.