Bombeiros e policiais militares da Assistência Militar do TJCE participam de capacitações
- 668 Visualizações
- 22-08-2023
Durante este mês de agosto, bombeiros e policiais militares que integram a Assistência Militar do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) participam de uma série de capacitações. O objetivo é aprimorar as técnicas para atuação em várias situações cotidianas, como combate a incêndios, busca e resgate em casos de desabamentos e segurança de autoridades.
O sargento Paulo Roberto de Almeida e a soldado Magna Câmara Benício, ambos do Corpo de Bombeiros Militar, fizeram parte da XXIII turma do Curso Básico de Combate a Incêndio Urbano-CBCIU. O curso tem duração de 15 dias, com uma carga horária de 100h/a, e ensina técnicas de combate ao incêndio urbano com foco no combate de forma ofensiva, por meio de novos procedimentos de extinção do incêndio.
Já o soldado do Corpo do Bombeiros Edilson Aleff Silva representou a Assistência Militar no IV Curso de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas (BREC), realizado também pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado e pela Academia Estadual de Segurança Pública. Esse curso tem duração de sete dias, com carga horária de 80h/a, visando preparar os profissionais para atuação em situações como desabamentos de prédios, fatos que vêm se tornando mais frequentes com o aumento da verticalização e envelhecimento das edificações.
Além dessas capacitações, o 3º sargento da Polícia Militar Francisco Rômulo Falcão, que faz parte da equipe de segurança da Presidência do TJCE, representou a Assistência Militar na formação de mais uma turma de profissionais das forças de segurança pública para o trabalho operacional de proteção de autoridades e dignatários. No Curso de Segurança de Autoridades Governamentais (CSAG) – Nível Operacional, foram capacitados pela Casa Militar do Ceará, em parceria com a Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp/CE), 34 agentes cearenses e de outros estados.
Além do TJCE, participaram dessa edição do CSAG servidores da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), da Polícia Militar do Estado, do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), da Polícia Rodoviária Federal, da Guarda Municipal de Fortaleza, da Guarda Municipal de Sobral, da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro e da Polícia Militar do Piauí.