BID destaca pioneirismo do TJCE no Brasil com o Promojud
- 4121 Visualizações
- 08-02-2022
Integrantes da atual gestão do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) estiveram reunidos, na manhã desta terça-feira (08/02), com representantes do Governo do Estado e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para apresentação do Programa de Modernização do Poder Judiciário cearense (Promojud) a magistrados, secretários e servidores. O Programa é a primeira operação no Brasil do BID com o Poder Judiciário na nova linha de crédito do Programa Brasil Mais Digital.
O encontro, que faz parte da Missão de Arranque, por necessidade de isolamento social, foi realizado de forma híbrida. Durante o evento, a presidente do TJCE, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, destacou a importância do Programa para a instituição e para a sociedade. “Essa transformação digital exige o envolvimento de magistrados e servidores. A sociedade cearense clama por celeridade, por uma resposta mais rápida no andamento dos processos na Justiça. Acredito que todos sairemos beneficiados, tanto nós, enquanto gestores, como toda a população.”
Mariano Lafuente, especialista líder em Modernização do Estado no BID, afirmou ser uma grande satisfação estar participando de um evento tão importante, por ser a primeira operação do BID no Brasil com um Tribunal de Justiça. “Gostaria de parabenizar o Poder Judiciário do Ceará e o Governo do Estado por todos os esforços que fizeram para avançar na transformação digital e modernização. É uma honra acompanhar essa primeira operação da nova linha de crédito do Programa Brasil Mais Digital. Gostaria de agradecer, em nome do BID, ao Governo do Estado, por permitir que sejamos parte da história da digitalização do Ceará.”
Sandra Machado, secretária executiva do Planejamento e Gestão Interna, representando a secretária da Fazenda, Fernanda Pacobahyba, ressaltou que “quando se vê uma equipe tão dedicada, patrocinada pela presidente do Tribunal, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, não há como se pensar em algo diferente do que um grande sucesso”, disse ela, antes de acrescentar que “os integrantes do Governo do Estado e do TJCE não sairão os mesmos, pois o BID oportuniza treinamentos e capacitações, não sendo só um banco de investimento, mas sim de qualificação dos quadros profissionais.”
APRESENTAÇÃO
Ainda durante o evento, o superintendente da área administrativa do TJCE, Sérgio Mendes, apresentou os 28 projetos que integram o Promojud para os quase 200 participantes da reunião – dentre eles magistrados, secretários e servidores -, com o objetivo de oferecer uma visão geral sobre os benefícios do Programa para a instituição, além de detalhar como devem ser o gerenciamentos dos projetos e quais os objetivos a serem alcançados pelo TJCE.
Também participaram da reunião o vice-presidente do TJCE, desembargador Antônio Abelardo Benevides Moraes; o corregedor-geral da Justiça, desembargador Paulo Airton Albuquerque; o secretário de Planejamento e Gestão do Estado do Ceará, Ronaldo Borges; a juíza Flávia Setúbal de Sousa Duarte; a desembargadora eleita Joriza Magalhães Pinheiro; os juízes auxiliares da presidência, Ricardo Alexandre da Silva Costa e Emílio de Medeiros Viana; a diretora do Fórum Clóvis Beviláqua (FCB), Ana Cristina Esmeraldo de Pontes Lima Esmeraldo; o superintendente da área judiciária, Nilsiton Rodrigues de Andrade Aragão; a coordenadora geral da Unidade de Gerenciamento do Promojud (UGP), Roberta Jucá; o secretário de Finanças, Marcus Coelho; o secretário de Planejamento, Marcelo Maia; a secretária de Tecnologia da Informação, Denise Olsen; o secretário de Administração, Pedro Italo Sampaio; a secretária de Gestão de Pessoas, Vládia Teixeira; o consultor jurídico Rodrigo Xenofonte e os secretários judiciários do 1º Grau, Marcelo Bezerra de Moura Fontenele e do 2º Grau, Daniel Teles.