Conteúdo da Notícia

Barracas de Canoa Quebrada voltam a funcionar por decisão da Justiça

Ouvir: Barracas de Canoa Quebrada voltam a funcionar por decisão da Justiça

10.11.10
Por: Márcio Dornelles
As barracas de praia de Canoa Quebrada, no município de Aracati, voltam a abrir nesta quarta-feira (10), com a queda da liminar de proibia o funcionamento do comércio local nas proximidades das falésias. A decisão foi da desembargadora Sérgia Maria Mendonça Miranda, do Tribunal de Justiça do Ceará, acompanhada pelo secretário de Turismo, Bismarck Maia, e por dirigentes da Associação dos Empreendimentos de Canoa Quebrada (Asdecq).
O fechamento das barracas havia sido determinada no dia 1º de novembro, pela juíza Maria do Socorro Montezuma, da 1ª Vara de Acarati. No entendimento da magistrada, os estabelecimentos estariam irregulares, em área do patrimônio da União. Agora, os comerciantes se animam com a chegada do feriadão.
O impasse é antigo. Em junho de 2009, por exemplo, o Ministério Público Estadual também pediu a interdição das barracas, com uma ação civil pública. À época, o alto risco de desmoronamentos das falésias foi o motivo central da decisão, que teve o promotor de Justiça Alexandre de Alcântara à frente.