Barbosa antecipa depoimentos
- 838 Visualizações
- 27-04-2009
25.04.2009 Nacional
Brasília. O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Joaquim Barbosa antecipou o calendário de depoimentos das testemunhas indicadas pelos advogados de defesa dos réus da ação penal do mensalão, que investiga suposto esquema de compra de votos no Congresso. Barbosa é o relator da ação.
Ao concluir seu despacho, Barbosa pediu aos juizes federais, que estão ouvindo as testemunhas da defesa, que mantenham contato entre si. O objetivo, segundo ele, é que os depoimentos sejam tomados no menor tempo possível, com a máxima urgência e empenho.
Barbosa lembrou ainda que a tomada de depoimentos não depende do cumprimento integral das cartas de ordem expedidas para as seções judiciárias. Segundo o STF, isso significa que o fato de uma testemunha não se apresentar ao juiz não impede que a lista de cidades e prazos continue válida.
A ação penal do mensalão foi aberta em agosto de 2007, quando o plenário do STF recebeu a denúncia do procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza, contra os 40 acusados de envolvimento no mensalão.
Desses, 39 pessoas continuam respondendo como réus no processo. O ex-secretário-geral do PT Silvio Pereira fez um acordo e foi excluída da ação em troca do cumprimento de pena alternativa.