Aumenta em 39% o número de processos julgados pela 2ª Câmara de Direito Privado do TJCE em 2023
- 730 Visualizações
- 26-12-2023
A 2ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) registrou um aumento de cerca de 39% na quantidade de processos julgados em 2023. Enquanto no ano anterior os desembargadores apreciaram 8.008 casos, neste ano o colegiado somou 11.159 julgamentos.
Somente entre as apelações cíveis, o crescimento foi de mais de 2 mil processos, com um total de 7.671 casos apreciados neste ano. Em 2022, foram 5.363 julgamentos de tal natureza. Os embargos de declaração também contabilizaram um aumento significativo, de 568 processos entre um ano e outro. De janeiro a dezembro, foram realizadas 45 sessões ordinárias.
Periodicamente, o TJCE divulga dados sobre a produtividade dos órgãos colegiados como forma de atender à política de transparência e eficiência do Judiciário estadual e prover informações úteis para eventuais planejamentos e investimentos, bem como para prestar contas com a sociedade. Ao todo, o Tribunal conta com quatro Câmaras de Direito Privado.
O colegiado é formado pelos desembargadores Inácio de Alencar Cortez Neto (presidente), Carlos Alberto Mendes Forte, Paulo Airton Albuquerque Filho, Maria de Fatima de Melo Loureiro e Everardo Lucena Segundo, que são responsáveis por julgar ações de compra e venda, cessão, promessa de cessão de direitos de compromissos e demais feitos regidos pelo Direito Privado.