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Atendimento por meio do Balcão Virtual cresce 43,53% nos primeiros cinco meses de 2024 em relação ao ano passado

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A quantidade de atendimentos realizados pelo Balcão Virtual nos cinco primeiros meses deste ano aumentou 43,53% em relação ao total de atendimentos registrados por meio da mesma modalidade no ano passado. Foram 57.773 demandas atendidas entre janeiro e maio de 2024 ante 40.249 feitas no período de março a dezembro de 2023, desde quando a ferramenta passou a ser acompanhada por painel de Business Intelligence (BI). Ao todo, o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) atendeu 98.022 demandas via Balcão Virtual em 15 meses.

Em funcionamento há cerca de três anos, o Balcão Virtual foi implementado como uma estratégia moderna de promoção de celeridade e de efetividade dos serviços prestados para aqueles que buscam as unidades do Poder Judiciário de maneira remota. Para a diretora de secretaria da Vara Única da Comarca de Várzea Alegre, Talita Oliveira, os bons resultados alcançados pelo Balcão Virtual se devem a um esforço conjunto feito por servidores e magistrados.

“É de grande valia mencionar o trabalho em equipe realizado aqui. O juiz Hyldon Masters está sempre à disposição para atender os advogados e a secretaria/gabinete busca cumprir os expedientes em um tempo razoável, visando também garantir uma prestação jurisdicional humanizada”, relata servidora, cuja unidade está entre as que mais receberam demandas no Interior ao longo dos últimos cinco meses.

O advogado Luiz Ricardo, que atua na Comarca de Várzea Alegre, destaca a importância da manutenção da plataforma após o período de pandemia, iniciativa importante para “encurtar distâncias e reduzir custos”. “Foi um acerto do Tribunal porque permite que advogados possam cobrar diligências e acompanhar seus processos no próprio escritório. Considero uma ferramenta essencial e sempre gosto dos atendimentos. Entendo também que o Balcão aproxima o Judiciário do cidadão, já que pode ser utilizado diretamente pelos jurisdicionados”, acrescenta.

“Eu fico muito feliz porque, todas as vezes que eu fiz a videoconferência no Balcão Virtual, surtiu efeito. Os processos andaram e houve celeridade no feito. Os resultados são louváveis”, afirma o advogado Leonardo Meneses, que mora em Fortaleza e costuma utilizar o serviço na Comarca de Várzea Alegre, não precisando mais fazer esse deslocamento entre as cidades. “Se fosse para aplicar uma nota de zero a dez, eu daria dez, porque os meus objetivos estão sendo cumpridos. O Balcão Virtual é uma ferramenta tecnologia que veio para somar”, avalia.

BALCÃO VIRTUAL
Lançado pelo TJCE em maio de 2021, o Balcão Virtual permite que os cidadãos tenham acesso a videoconferências com servidores de todas as unidades do Estado. Por meio do canal, é possível tirar dúvidas sobre assuntos como análise de petições, habilitação de advogado nos autos, expedição de documentos, decurso de prazo, bem como receber orientações sobre o Processo Judicial Eletrônico (PJe).

Já no caso do Serviço de Suporte do PJe, há uma estrutura física, pensada como meio de possibilitar maior privacidade e conforto para os atendimentos. Atualmente, há três operadores fixos durante a semana e um nos finais de semana e feriados. Diariamente, ocorre um acompanhamento sobre a tendência de uso para que, caso necessário, outro operador seja convocado para reforçar as atividades. Desde janeiro, mais de 6,2 mil atendimentos foram realizados na unidade.

O Balcão Virtual é integrado à plataforma Microsoft Teams e pode ser acessado na página inicial do Portal do TJCE, ou clicando AQUI. Os atendimentos acontecem conforme o expediente forense normal e, aos finais de semana, em regime de plantão, das 9h às 17h30.

BUSINESS INTELLIGENCE
O Poder Judiciário acompanha o funcionamento do Balcão Virtual por meio de painéis de Business Intelligence (BI). Diariamente, são incluídas atualizações sobre as demandas recebidas, os atendimentos realizados e as unidades mais acionadas pelo público. Por meio da ferramenta, o TJCE espera continuar aprimorando os serviços de suporte remoto.

A Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) disponibiliza painéis com diversos temas, como Gratificação por Alcance de Metas (GAM), metas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Violência Doméstica contra a Mulher e Feminicídio, Secretaria Judiciária Crajubar e Gestão de Julgamentos de 1º Grau. O objetivo é auxiliar as unidades e manter magistrados(as), servidores(as) e demais colaboradores(as) atualizados sobre os indicadores da Justiça cearense.