Associação dos Advogados vê “golpe” no processo de escolha de desembargador
- 715 Visualizações
- 20-10-2010
19.10.10
Do presidente da Associação dos Advogados do Ceará, Hélio Winston, recebemos, nesta terça-feira, a seguinte nota:
Prezado Eliomar de Lima,
Leitor assíduo de seu Blog, observei as últimas notícias em relação à nova eleição de desembargador na vaga destinada ao quinto constitucional para advogado.
Conforme postado pelo nobre jornalista, a OAB/CE já iniciou o período de inscrição de candidaturas para o processo de escolha.
Frise-se que um grupo de advogados, onde me incluo, apresentou recurso ao Conselho Seccional apontando vícios de legalidade no procedimento que alterou a forma de escolha para vaga de desembargador. Portanto esse processo eleitoral só pode iniciar após a análise do recurso.
Para ficar claro: nesta eleição não haverá a consulta direta à classe e sim uma escolha feita exclusivamente pelo Conselho Estadual que formará a lista sêxtupla.
Isso é um golpe na democracia, tolhendo do advogado o direito de VOTAR no seu candidato.
Ressalto que, em março deste ano, protocolei um requerimento para que o atual Conselho Seccional respeitasse a vontade da classe e que apenas chancelasse os seis candidatos mais votados pela categoria. Sequer chegaram a apreciar o requerimento. O que fizeram? De vez de aperfeiçoar o processo de escolha, acabaram por excluir o advogado.
Ou seja, ficamos sem mel nem?
Obrigado pela atenção.
Hélio Winston,
Presidente da Associação dos Advogados do Cear.