Assembléia concede medalha ao desembargador Fernando Ximenes
- 798 Visualizações
- 23-06-2009
23.06.09
A Assembléia Legislativa realizou, nesta segunda-feira (22/06), sessão solene para homenagear o ex-pesidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Fernando Luiz Ximenes Rocha, com a Medalha do Mérito Parlamentar Plenário 13 de Maio. O presidente da Assembléia, deputado Domingos Filho (PMDB), elogiou o homenageado e afirmou que a vida pública do desembargador Fernando Ximenes justifica esta indicação, que foi aprovada por unanimidade pela Mesa Diretora da Assembléia.
Domingos Filho ressaltou a responsabilidade política e social do desembargador ao longo de sua carreira, na qual exerceu, cargos como secretário de Justiça, procurador da Prefeitura de Fortaleza e do Estado e presidente do Tribunal de Justiça. O parlamentar lembrou que a Medalha do Mérito Parlamentar foi criada em 2005, e é concedida a cidadãos que tenham prestado relevantes serviços à sociedade cearense.
A deputada Tânia Gurgel (PSDB), que indicou o nome de Fernando Ximenes, enfatizou a trajetória de vida do deembargador: ?um dos homens mais respeitáveis da vida pública cearense?, disse. ?A homenagem da Assembléia é um momento de exaltar sua competência à disposição da sociedade cearense?, ressaltou ela.
Fernando Ximenes agradeceu e lembrou que a medalha foi ?oferecida pelo povo cearense, através dos seus representantes?. Ele destacou o papel do Parlamento para o desenvolvimento econômico e social e a importância da independência e harmonia entre os três poderes. O desembargador também ressaltou a importância do Judiciário para assegurar a democracia e dignidade da pessoa humana e afirmou: ?por toda a minha vida, pautei minhas ações pela ética, realização de justiça e fortalecimento da democracia?.
Estiveram presentes os deputados Heitor Férrer (PDT) Guaracy Aguiar (PMDB), Artur Bruno (PT), Sérgio Aguiar (PSB), Lula Morais (PCdoB), Hermínio Resende (PSL), José Albuquerque (PSB) e os tucanos Luiz Pontes João Jaime, Tomás Figueiredo e Osmar Baquit.
Também participaram da solenidade o procurador geral do Estado, Fernando Oliveira; o secretário de Segurança, Roberto Monteiro; o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Ernane Barreira; a defensora pública geral do Estado, Francilene Gomes; o presidente da Associação de Magistrados do Ceará, desembargador Ademir Bezerra; e ainda diversos desembargadores, procuradores, conselheiros e outras autoridades civis e militares.
CV/CG