Conteúdo da Notícia

Assaltantes de PE fogem da cadeia

Ouvir: Assaltantes de PE fogem da cadeia

A Polícia da cidade de Irauçuba (a 151Km de Fortaleza) abriu inquérito para investigar a fuga de três bandidos pernambucanos, envolvidos em assaltos a bancos e carros-fortes, que estavam recolhidos na cadeia pública daquele município. Felipe da Silva Frade, Jonas Alves da Silva e Ednilson Francisco das Chagas conseguiram fugir da cadeia depois de serrarem as grades da cela e escapar pulando o muro dos fundos. Um carro estava nas proximidades dali e transportou os fugitivos para local ainda desconhecido. Há suspeitas de que o trio tenha sido levado para outro Estado nordestino.
O delegado de Polícia Civil de Irauçuba, Aurélio de Araújo Pereira, informou que as investigações já tiveram início. Há suspeitas de que a mulher de um dos assaltantes tenha entrado na cadeia pública com a serra que os presos usaram para abrir a fenda na grade, além de um celular para o contato com seus comparsas responsáveis pelo apoio na fuga.
Os três homens que fugiram haviam sido presos com um quarto acusado, por policiais rodoviários federais, no dia 27 de abril, quando trafegavam em um carro com placa de Pernambuco pela BR-222. Os policiais desconfiaram dos ocupantes do automóvel e fizeram a abordagem. Para surpresa deles, escondidos sob os forros das portas do veículo havia várias ferramentas usadas para o arrombamento de cofres e caixas eletrônicos, como alavancas e pés-de-cabra.
Os quatro homens não deram explicações convincentes à Polícia. Disseram que estavam indo para a cidade de Sobral apenas para ´passear´. Desconfiados, os policiais levaram o quarteto até a delegacia.
Quando o delegado Aurélio Pereira checou a identificação dos quatro acusados, logo descobriu que, pelo menos, dois deles respondiam por assaltos a bancos e carros-fortes em Recife. Um deles tinha saído da penitenciária recentemente. O outro ainda tem contas a ajustar com a Justiça e deveria participar de uma audiência, em Recife. Apenas o dono e guiador do automóvel não tinha antecedentes criminais.
Quadrilha
Diante dos indícios, Aurélio decidiu lavrar o flagrante contra os quatro acusados, por crimes de apetrechos de crime e formação de quadrilha. Os acusados foram transferidos da delegacia de Polícia para a cadeia pública, de onde os três já com passagens pela Polícia de Pernambuco acabaram fugindo. Coincidentemente ou não, apenas o motorista do carro, que tinha ficha limpa na Polícia, não deixou a cadeia.
O delegado explicou, ontem, ao Diário do Nordeste, que o juiz daquela comarca, Raimundo Lucena, foi informado da fuga dos bandidos e determinou uma apuração rigorosa.