Aracati recebe extensão do Centro Judiciário de Solução de Conflitos
- 3270 Visualizações
- 24-01-2023
A população da Comarca de Aracati conta agora com um novo espaço para a realização de conciliações. Foi instalada, nesta terça-feira (24/01), a extensão do Centro Judiciário de Solução de Conflitos (Cejusc) Pré-Processual. A iniciativa é mais uma parceria do Poder Judiciário com instituição de ensino superior, dessa vez com o Centro Universitário do Vale do Jaguaribe (UniJaguaribe).
Na inauguração, a presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, ressaltou a importância do incentivo à conciliação. “Muitas vezes um entendimento bem assistido pode até mesmo preservar relacionamentos, quando conduzido por magistrados e profissionais devidamente qualificados, ainda na fase pré-processual do caso. Esse é um aspecto humano que merece todo o nosso apoio. E, ao mesmo tempo, esse trabalho tem se mostrado muito eficaz para reduzir o congestionamento das ações judiciais nas comarcas, contribuindo para uma tramitação mais rápida dos processos já existentes nos Fóruns”, disse durante discurso.
À frente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), o desembargador Carlos Alberto Mendes Forte também participou da solenidade. “Nossa busca incessante é pela difusão da paz. Como se alcança isso? Através de conciliação e mediação. São essas técnicas que utilizamos para que as partes encontrem o seu próprio destino. Que as pessoas possam ser ouvidas devidamente, empoderadas, e possam dizer as suas perspectivas para solucionar os seus problemas”, ponderou.
A unidade vai atuar junto ao Núcleo de Práticas Jurídicas da UniJaguaribe, favorecendo a resolução pacífica dos conflitos na área pré-processual, com sessões conduzidas pelos mediadores e/ou conciliadores, e os respectivos acordos homologados pela juíza coordenadora do Cejusc de Aracati, Danúbia Loss Nicoláo.
“É uma importante parceria com a universidade. Nós já temos o Cejusc no Fórum da Comarca e essa outra unidade tem como foco as soluções pré-processuais, quando não há ainda uma ação judicial. Visa evitar que esses conflitos se agravem a ponto de se tornar demanda para o Poder Judiciário”, concluiu a coordenadora.
Também prestigiaram o evento o diretor do Fórum de Aracati, juiz Fábio Rodrigues Souza, o prefeito Bismarck Maia, o presidente da Câmara Municipal, vereador Ricardo Silva, e a coordenadora do Núcleo de Práticas Jurídicas da UniJaguaribe, Xeila Maiane da Silva Freitas
Nesta sexta-feira (27/01), a presidente do TJCE vai inaugurar o Cejusc Regional do Cariri, no Centro Universitário de Juazeiro do Norte (UniJuazeiro).